Foi no passado dia 6 que a célebre ponte lisboeta comemorou o seu 50ª aniversário. Lisboa e Almada ficaram mais próximas em Agosto de 1966, quando a agora chamada Ponte 25 de Abril nasceu no alto dos seus 70 metros e por cima do rio Tejo. Antes conhecida como Ponte Salazar, e designada oficialmente como Ponte sobre o Tejo, é uma ponte pênsil rodo-ferroviária que liga a cidade de Almada à cidade de Lisboa. Ponte pênsil ou ponte suspensa é o tipo de ponte que é sustentada por cabos ou tirantes de suspensão, como é o seu caso.

“Dou graças a Deus e declaro aberta ao tráfego e ao serviço da nação a Ponte Salazar”. Foi assim que, perante cem milhões de pessoas por toda a Europa coladas à televisão para assistir, foi inaugurada a que seria a maior ponte do continente europeu. Depois de ser tocado o hino nacional, de vinte e um tiros se terem ouvido em Almada e de o cardeal Cerejeira ter abençoado a construção, abria, finalmente, “o grande símbolo do futuro”, como descreveu o jornal Diário de Notícias do dia seguinte. O primeiro automóvel a circular ao longo dos quase 2.300 metros do tabuleiro da Ponte, foi um carro da Polícia de Viação e Trânsito, que fazia a segurança do carro onde seguia a mulher de Américo Tomás, Presidente da República na altura, e de um outro carro no qual viajava António de Oliveira Salazar. Só às 15 horas é que o povo português pôde circular na ponte e o primeiro carro “civil” a atravessar a ponte para “a outra banda” foi um Austin-Seven. Nas primeiras dez horas, seguiram-se 50 mil automóveis e cerca de 200 mil pessoas a bordo deles.

A construção de uma ponte que atravessasse o Tejo era um plano bem antigo, mas só nos anos cinquenta é que foram dados passos efetivos nesse sentido. O engenheiro José Estevão Canto Moniz, que viria a ser Ministro da Comunicação, abriu um concurso internacional que recebeu quatro projetos. Em 1960, a empresa norte-americana United States Steel Export Company ganhou os direitos de construção, vinte e cinco anos depois de ter enviado para Portugal um primeiro plano de construção para uma ponte suspensa no rio Tejo. A construção começou em 1962 e terminou quatro anos mais tarde. Muitos compararam-na à Golden Gate, de S. Francisco, nos Estados Unidos, principalmente por causa da cor, da forma e dos materiais da ponte. Mas, na realidade, inspirou-se na ponte erguida na Baía de Oakland, também em São Francisco, pela mesma empresa. Desta, herdou a disposição dos ferros dos pilares, em “X”.

A imponência e a grandeza da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, aquando da sua inauguração, era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos. Atualmente, ocupa o 20.º lugar de maiores pontes suspensas do mundo, segundo o site da Ponte.
E como disse, a Ponte 25 de Abril é muito semelhante à Golden Gate, dado possuir a mesma arquitectura de ponte suspensa e, também, a mesma cor. Mas com uma grande diferença: no tamanho (a portuguesa é menor) e na sua construção (a portuguesa é mais recente, tendo a outra sido inaugurada a 27 de Maio de 1937). A também conhecida Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, no Brasil também se assemelha à ponte de Golden Gate e à nossa, porém, teve sua construção iniciada bem antes, assim como a sua abertura - foi inaugurada a 13 de Maio de 1926.
Inicialmente, a ponte servia apenas para a passagem de carros, mas em 1999 foi inaugurado um novo tipo de travessia, através da montagem de um novo tabuleiro a alguns metros abaixo do tabuleiro principal, onde passaram a circular comboios. Ao todo são mais de 2 quilómetros e está montada a 70 metros do nível do rio Tejo.

Parabéns, Ponte 25 de Abril! Há 50 anos a ligar destinos. Fiquem com algumas curiosidades…

Comprimento do vão principal: 1.012,88m
Distância entre amarrações: 2.227,64m
Altura livre acima do nível da água: 70,00m
Altura das torres principais acima do nível da água: 190,50m
Diâmetro dos cabos principais: 58,60cm
Número de fios de aço por cada cabo principal: 11.248
Diâmetro de cada fio de aço, cabo principal: 4,877mm
Comprimento total de fio de aço nos cabos principais: 54.196km
Diâmetro dos cabos secundários: 35,44cm
Número de fios de aço por cada cabo secundário: 4.104
Diâmetro de cada fio de aço, cabo secundário: 4.98mmm
Comprimento total de fio de aço nos cabos secundários: 20.000km
Profundidade do pilar principal sul abaixo do nível da água: 80m
Profundidade do pilar principal norte abaixo do nível da água: 35m


Etiquetas:

Comente este artigo