Mais uma vez, com o meu amigo Zé Luís, lá fui ao AmadoraBD, evento cultural que tem uma edição anual, desde 1990, dedicada à banda desenhada. Este ano, face à ligação com a Trienal de Lisboa, o tema do Festival é dedicado ao “Espaço vs Tempo”, ou seja, a representação do tempo e do espaço na nona arte.

De entre as várias exposições, destaco a “Espaço, Tempo e Banda Desenhada”, tema da Exposição Central que explora os conceitos do Tempo e do Espaço na Banda Desenhada e a sua relação com outras artes, em particular com a Arquitectura e o Cinema. Outra não podia deixar de ser, é a de “Lucky Luke, 70 Anos”, onde o Amadora BD, em associação com o Clube Português de Banda Desenhada, associou-se à celebração dos 70 anos de Lucky Luke, já que Morris foi o primeiro convidado internacional do AmadoraBD (logo na sua 1ª edição, em 1990) e, consequentemente, desempenhou um papel importante na internacionalização e credibilização do evento. O aniversário é ainda assinalado pelo lançamento mundial de uma nova aventura de Lucky Luke - “A Terra Prometida”, mas desta vez com autoria de Achdé e Jul.

O Fórum Luís de Camões, na Brandoa, continua a ser o local central do Amadora BD, onde tem acontecido a maioria da programação, mas só até amanhã, 6 de novembro. Ainda estão a tempo…



Etiquetas:

Comente este artigo