A nova campanha de promoção de Portugal está aí – “Portugal, Europe's West Coast”. Nas revistas, nos outdoors, nas notícias… em todo o lado! Mas porquê todo este investimento cá dentro? Para nos fazer subir o ego? Só pode, pois, de Portugal, todos conhecemos bem as suas virtudes turísticas. Não deveria, todo o orçamento, ser canalizado apenas para o exterior? Aí sim, precisam verdadeiramente de saber que existimos. Numa altura em que nos pedem para “apertar o cinto”, despender um considerável investimento na promoção do nosso país, dentro do próprio, não faz muito sentido…
Mas voltemos à campanha. A mesma foi lançada para coincidir com a assinatura do Tratado de Lisboa (Tratado Reformador da Europa), associando-se aos novos talentos portuguesas. Com a assinatura "Portugal, Europe's West Coast", a mesma é da autoria da agência BBDO e do reconhecido fotógrafo de moda internacional, Nick Knight, mobilizando um total de três milhões de euros.
Esta campanha pretende captar investimento para Portugal e mudar a percepção do país além-fronteiras. Com a duração de um mês, a primeira fase está a ser veiculada na Alemanha, França, Espanha e Reino Unido (os países emergentes como a Rússia, o Brasil, a China e a Índia), estando presente na imprensa internacional, em publicações como “The Economist”, “Times”, “Newsweek”, “El País”, “El Mundo” e “Le Fígaro”. Em Portugal, vai estar em meios exteriores, em locais emblemáticos de Lisboa e Porto.
Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Mariza, os atletas Nelson Évora e Vanessa Fernandes, o designer e arquitecto Miguel Câncio Martins, a artista plástica Joana Vasconcelos e a cientista Maria do Carmo Fonseca, foram os portugueses escolhidos para protagonizar este trabalho que vem reposicionar a marca Portugal e aumentar a notoriedade do nosso país no estrangeiro.
A infeliz e polémica acção publicitária deste Verão “Allgarve” (que tinha custado 4 milhões), dá agora lugar à nova imagem de Portugal, onde se transmite uma boa imagem do País, valorizando o clima, a hospitalidade e a gastronomia como factores de concorrência e modernidade. A BBDO pretendia ir ainda mais longe, na sua arrojada proposta de comunicação. Para assinalar a mudança e obrigar o estrangeiro a mudar a sua percepção de nós, propunham modificar a bandeira portuguesa. Isto porque, salvo outros argumentos apresentados, mudar a bandeira implicaria alterar, fisicamente, a imagem de Portugal em todo o mundo. A proposta avançada mostrava um fundo azul pouco escuro, quase na tonalidade da bandeira da Europa, com uma esfera armilar estilizada, num traço demasiado grosso. Face a tanto arrojo, não foi aprovada, mantendo-se, assim, o nosso eterno escudo.
Mas centremo-nos e vejamos como pode ser interpretado o novo estilo "West Coast". O design e o conceito estão bem conseguidos, mas se o objectivo era mostrar as belas paisagens do nosso país, a cargo de um Nick Knight, pago a peso de ouro, então temos um resultado algo confuso, com as caras sobrepostas dos nossos famosos. Além disso, alguns deles ainda não são assim tão conhecidos lá fora, o que pode formar, ainda mais, uma imagem confusa para quem a vê… Deixo-vos aqui uma foto de maqueta. Estou certo de que à boleia de Luis Figo, “venderia” Portugal num ápice.
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