Já aqui tinha escrito sobre Snoopy e o seu “gang”. A razão que agora me traz a falar de novo é o facto de terem atingido os 65 anos de existência. Durante quase 5 décadas, Charles M. Schulz desenhou milhares de tiras de banda desenhada protagonizadas por um grupo de crianças e um cão da raça beagle, que se tornaram famosas apesar do nome invulgar - "Peanuts". Um nome que, consta, nem Schulz gostava… Na verdade, o título dado ao grupo foi a maior decepção do desenhador. Ele chegou a afirmar, numa entrevista de 1987, com o historiador Rick Marschall, que preferia “Lil’ Folks,” ou “Good Old Charlie Brown”, mas alegou que fora forçado a usar o aleatoriamente escolhido "Peanuts", tendo achado, na altura, "totalmente ridículo" e "sem significado".

A primeira tira, na qual aparece Charlie Brown, foi publicada a 2 de Outubro de 1950, em sete jornais norte-americanos. Charles M. Schulz tinha 28 anos na altura e, sem saber, deu início a uma das mais afamadas bandas desenhadas do século XX e que perdura, mesmo após a sua morte, em 2000. Enquanto alguns artistas de banda desenhada têm equipas para auxiliar no processo de criação, Schultz trabalhava sozinho. O autor criou todas as tiras e ao longo dos seus 50 anos a desenhar os "Peanuts", apenas tirou férias uma única vez. A pausa de cinco semanas deu-se para comemorar o seu 75º aniversário e foi a única vez em que as tiras deixaram de ser publicadas enquanto Schulz esteve vivo. Charles Schulz, que tinha a alcunha de “Sparky, morreu aos 77 anos, horas antes da publicação nos jornais da sua última tira dominical dos "Peanuts".

Estas suas tiras de BD revelavam humores, angústias e dilemas de crianças, mas serviam também aos adultos. Hoje, o 65.º aniversário não poderia ser melhor assinalado, com uma longa-metragem de animação, em 3D, a ser lançada este ano, onde entram todas as personagens de "Peanuts". O filme “Snoopy e Charlie Brown – Peanuts” tem estreia mundial no próximo mês de Novembro, chegando a Portugal em Dezembro.

Calcula-se que a série de banda desenhada e estas personagens tenham sido lidas por mais de 300 milhões de pessoas, de várias gerações, tornando Schulz um dos homens mais ricos da sétima arte. Por seu turno, "Peanuts" é também um dos casos mais bem sucedidos de merchandising, tendo até as Havaianas chegado a lançar uma edição especial.



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