Ontem 12 de Abril, cumpriram-se exactamente 55 anos da viagem pioneira do astronauta soviético Yuri Gagarin. Personificando o estereótipo do trabalhador soviético, entrou para a história ao se tornar no primeiro ser humano a viajar ao espaço. A missão revelava-se perigosa: de 48 cães enviados para o espaço pela União Soviética, 20 tinham morrido. Ainda assim, muitos eram os colegas que sonhavam ir no seu lugar...

Na altura da proeza, a União Soviética e os Estados Unidos travavam uma batalha silenciosa para saber qual das nações levaria o primeiro ser humano à Lua. Os norte-americanos venceram a disputa em 1969, com os passos de Neil Armstrong no satélite natural da Terra, mas oito anos antes, os soviéticos estiveram na dianteira - inclusive no lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik, em 1957. Também nessa data, Gagarin tinha 27 anos e era casado com Valentina, uma enfermeira que tinha acabado de dar à luz a segunda filha do casal.

O vôo de Gagarin começou às 09h07 do dia 12 de Abril de 1961, no horário de Moscovo, com o lançamento da cápsula Vostok 1, juntamente com o foguete R-7. Antes de descolar, o astronauta gritou “Poyekhali!” (“Vamos a isso!"). A nave partiu das instalações da então secreta Base de Baikonur, conhecida à época também como Tyuratam, ficando localizada nas estepes do Cazaquistão – uma das ex-repúblicas soviéticas.

Onze minutos após levantar vôo, o combustível do foguetão acabou, a cápsula redonda Vostok 1 foi libertada e a humanidade entrou em órbita pela primeira vez.

Para girar em redor do planeta, a Vostok 1 necessitou de atingir uma velocidade média de 28 mil km/h. Gagarin não chegou a controlar a nave, ainda que os controlos para uma operação manual da cápsula estivessem disponíveis para o piloto soviético.Durante os 108 minutos de duração da missão, Gagarin deu uma volta completa ao planeta Terra. Os relatos do astronauta narram a sensação de estar sob o efeito de uma gravidade menor. O mesmo retornou ao solo terrestre às 10h55 numa área agrícola em Smelovka, na província de Saratov, a 300 km de onde deveria ter pousado.

Gagarin sonhava em ir à Lua, mas o destino tinha incorrido noutro rumo. Muito apreciado pelas autoridades soviéticas, permaneceu algum tempo com a proibição de pilotar. E a 27 de Março de 1968, ao pilotar um pequeno avião de treino, caiu a Nordeste de Moscovo, em circunstâncias ainda pouco claras. Mas o seu nome ficou para a História!

Depois do seu arriscado feito, Gagarin tornou-se herói no seu país e no mundo inteiro. Ele conseguiu observar o nosso planeta - pela primeira vez - de fora. E descreveu-o como sendo azul. Após a tragédia que o matou, uma cratera na Lua e um asteróide foram nomeados em homenagem ao
astronauta.

Etiquetas:

Comente este artigo