E pode abrir já em 2017! A Associação Museu da Publicidade (AMUSP), dirigida por João Monsanto, tem vindo a dinamizar a criação de um Museu da Publicidade. A parte física do museu físico pode vir a ser inaugurada já no próximo ano, numa localidade que, para já, os responsáveis preferem não divulgar, por se encontrar em processo de negociação do espaço com um município, igualmente não revelado.

O projecto está a ser cuidadosamente pensado para que seja uma referência nacional e internacional, não só pelos conteúdos, mas também pela forma arquitectónica, que irá contar com uma forte componente tecnológica, “nomeadamente na área da realidade aumentada”, adianta João Monsanto, também presidente da agência de publicidade «Laranja Mecânica».

O espólio inclui originais dos poetas Fernando Pessoa e Ary dos Santos, aquando das suas passagens pela publicidade, autocarros de dois andares com anúncios nos jardins e até estúdios que vão permitir aos futuros visitantes vestirem a pele de personagens marcantes em anúncios históricos.
A intenção de criar um museu surgiu da necessidade de defender um património histórico e cultural. Um património físico e humano. A ideia do Museu da Publicidade foi apresentada há mais de dois anos a um conjunto de publicitários, que desde logo a abraçaram. A partir de então, constituiu-se a AMUSP e depois passou-se à definição do projecto e ao estabelecimento de contactos para a sua viabilidade.

O Museu será exclusivamente dedicado à publicidade produzida em Portugal. Contudo, compreensível e atractivo para qualquer cidadão internacional que o queira visitar. Será fácil perceber que se trata de publicidade portuguesa, mas não necessariamente produzida para marcas portuguesas.
Eu, que adoro publicidade, estou ansioso… Podem seguir (e apoiar) toda a evolução na página de Facebook do Museu.


Etiquetas:

Comente este artigo