Chegou esta semana às salas de cinema portuguesas “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los", um filme que recupera o universo mágico Harry Potter. Realizado por David Yates e escrito por J.K. Rowling, esta película inaugura uma nova série de cinco, passadas num universo pré-Harry Potter.

Trata-se de um “spinoff” das aventuras do jovem feiticeiro de Hogwarts, só que a história passa-se 70 anos antes de Potter entrar para a magia. Uma vez “esvaziada” a narrativa dos livros de Harry Potter, os estúdios não queriam deixar escapar a “galinha dos ovos de ouro” que representa J.K. Rowling, tendo conseguido convencê-la, e à equipa responsável pelas anteriores adaptações ao cinema, a criar uma nova saga que garantisse lucros para os próximos anos…

Estamos em Nova Iorque, em 1926. Algo misterioso está a deixar um rasto de destruição pelas ruas da cidade, ameaçando expor a comunidade de magia aos Segundos Salemers, uma facção fanática dos SemMages (denominativo de Muggle, para os americanos) que se dedica a localizar, a expõr e a destruir bruxas e feiticeiros. Ao mesmo tempo, o poderoso feiticeiro das trevas Gelleter Grindelwald foge ileso após provocar estragos na Europa e está em paradeiro desconhecido. Sem se aperceber destas tensões em solo americano, o "magizoólogo" Newt Scamander chega à cidade para encontrar e documentar um extraordinário leque de criaturas mágicas. O desastre começa quando o SemMage Jacob Kowalski deixa escapar algumas das criaturas que Newt guardava nas dimensões mágicas de uma discreta mala de pele…

Uma grave falha no Estatuto de Sigilo, que separa o mundo da magia dos comuns mortais, leva Tina Goldstein a entrar em ação, na esperança de recuperar o seu antigo emprego como Auror, uma espécie de polícia dos mágicos. O rumo dos acontecimentos torna-se ainda mais ameaçador quando Percival Graves, o estranho Diretor de Segurança de Magia da MACUSA (Congresso de Magia dos Estados Unidos da América), lança a responsabilidade do sucedido sobre Newt e Tina. Os dois unem-se a Queenie, irmã de Tina, uma rara Legilimens com a capacidade de ler a mente, e a Jacob, com o objetivo de recuperarem as criaturas perdidas de Newt antes que algo de grave lhes aconteça. Uma difícil missão que irá colidir com os desígnios das forças das trevas e colocar o mundo da feitiçaria e dos SemMages no limiar de um conflito.

Rowling consegue introduzir-nos no universo mágico dos Estados Unidos, com direito a uma presidente, a um congresso e a termos bem diferentes dos quais estávamos habituados. Por isso, quem espera um filme com referências a Harry Potter vai decepcionar-se. Há citações, claro, a personagens como Dumbledore, a feitiços conhecidos (Revelio), a apelidos famosos e às relíquias da morte, mas nada que passe de apenas isso, pequenos apontamentos da realidade inglesa.

O elenco merece destaque, especialmente Eddie Redmayne e Katherine Waterston. Ele não é, de todo, o típico herói, mostrando-se bem desajeitado, mas, ao mesmo tempo, extremamente sensível. Ela, por sua vez, é uma ex-aurora que está determinada em provar o seu valor. Dan Fogler é o “alívio” cómico do filme como o SemMage que aspira a ser pasteleiro. Colin Farrell, Ezra Miller, Samantha Morton, Jon Voight, Alison Sudol, Zoë Kravitz e ate Johnny Depp completam a equipa. O filme está pejado de efeitos especiais e David Yates, responsável por quatro dos filmes da série Harry Potter, continua aqui a ser o gestor das feitiçarias digitais.

“Monstros Fantásticos e Onde encontrá-los” trata-se de uma obra mais madura, onde não falta magia. É, por isso, uma excelente reintrodução ao universo mágico de J.K. Rowling. E também uma expansão que abre inúmeras possibilidades daqui em diante. Os próximos filmes devem explorar a figura de Grindelwald, o seu conflito com Dumbledore e abranger ainda mais a misteriosa história de Newt. Agora, é esperar pelo próximo…

Etiquetas:

Comente este artigo