São Martinho foi um cavaleiro, um monge e um santo. Graças a ele, temos verão ao outono e, também devido a ele, comemos castanhas assadas. Mas qual a história por trás do Dia de São Martinho e as suas tradições? Sempre me interroguei e hoje resolvi aprofundar...

No ano de 337, no século IV, um outono duro e frio assolava o continente europeu. Um cavaleiro, de nome Martinho, seguia montado no seu cavalo quando encontrou um mendigo, que pedia esmola. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que tivesse para lhe poder dar, pegou na espada e cortou o manto que o aquecia ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais adiante, encontrou um outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da sua capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho prosseguiu viagem. Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno (aquele que não foi batizado), cobriu-me com esta veste”. Reza a lenda que, a partir desse momento, as nuvens negras desapareceram e um sol radioso surgiu. E o bom tempo prolongou-se por três dias.

O milagre ficou conhecido como "o verão de São Martinho". Desde então, na mesma altura do mês de Novembro, o austero tempo de outono dissipa-se e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo. Portanto, é por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho. O famoso cavaleiro da história era militar do exército romano, que abandonou o exercício para se tornar num monge católico e fazer o bem. São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã pela Gália (atual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa. Dele diz-se que protege os alfaiates, os soldados e cavaleiros, os pedintes e os produtores de vinho.

Foi a 11 de Novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o seu dia. O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Pois, tal como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

Além de Portugal, também outros países festejam este Santo. Em França e Itália, à semelhança de Portugal, comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.

Quanto ao pormenor das castanhas, e de acordo com alguns autores, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, uma data bem perto do Dia de São martinho, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas.

Etiquetas:

Comente este artigo