Mais um post apropriado ao dia de hoje (Dia da Mulher). Porque, desde novas, muitas têm crescido com o imaginário de formas perfeitas… e, claro, mais uma incursão ao universo Disney.

Sabemos que os clássicos da Disney são contos mágicos, mas também subtilmente formativos para os mais jovens. No entanto, essas histórias podem, por vezes, promover imagens desactualizadas ou mesmo exageradas, especialmente para as meninas. Vai daí, a ilustradora Loryn Brantz decidiu desafiar os tipos de corpo pouco saudáveis promovidos pelas princesas da Disney, atribuindo-lhes cinturas mais de acordo com a nossa realidade.

“As crianças podem não perceber como estas imagens as afectam, mas elas definitivamente as afectam”, defende Brantz. “Os meios de comunicação têm a oportunidade de mudar a forma como as mulheres são vistas e devem começar a assumir essa responsabilidade. Foi preciso apenas um par de retoques para tornar as cinturas das princesas menos extremas, e elas ainda continuam lindas e mágicas”.

Isto vem bem a propósito, pois um estudo da Universidade Pepperdine (EUA) descobriu que crianças de 3 anos já querem ser magras. Uma constatação preocupante, dado que a pressão para ser-se magro tem sido associada a um maior risco de transtornos alimentares e depressão. Mas não são só as princesas da Disney que promovem imagens irrealistas do corpo humano. O constante uso de Photoshop para deixar as celebridades com aparência inalcançável também prejudica a autoestima das mulheres.

Alguns pesquisadores científicos citam que crianças, mesmo em idade pré-escolar, estão expostas a inúmeros anúncios e mensagens a respeito da perda de peso, produtos de dieta e/ou produtos de beleza. Essas imagens, juntamente com mensagens anti-obesidade, promovem o consenso de que ser-se gordo é mau. Assim, para mantê-las saudáveis por dentro e por fora, um dos seus conselhos é o de limitar a exposição das crianças às fontes de media que enfatizam modelos muito magras ou que colocam um elevado valor na beleza física. Tal, infelizmente, inclui até histórias feitas exclusivamente para o público infantil.

Vejam, então, como seriam algumas das princesas com uma aparência mais saudável e realista…

Elsa


Pocahontas


Ariel


Belle


Yasmeen


Aurora

Etiquetas:

Comente este artigo