“Ligar as pessoas à Natureza”, é o mote do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, que se celebra hoje, segunda-feira. Lembro de o mesmo advém de uma iniciativa das Nações Unidas para sensibilizar e estimular acções de defesa em prol da Natureza. Porque zelar pela “saúde” do nosso Mundo deve ser uma tarefa diária e prioritária. Desde a reciclagem ao menor uso do carro, passando pela limpeza dos espaços comuns à escolha de alimentos orgânicos e cosméticos com reduzida pegada ecológica… são vários os quadrantes onde cada pessoa pode e deve contribuir para um planeta mais saudável.

Em todo a Terra, esta efeméride está a ser assinalada. Tomem, como exemplo, o Google, que se vestiu de verde. O gigante motor de busca da Internet assume-se como defensor do meio ambiente. Desde o início de 2017, o mesmo depende, a 100 por cento, de energias renováveis.

Em Portugal, são várias as iniciativas para sensibilizar a população para a defesa do meio ambiente. Exemplos disso são a “Green Week” em Guimarães, a caminhada para descer a Ribeira do Jamor, em Oeiras, ou a união entre a Sociedade Ponto Verde e o Jardim Zoológico de Lisboa, para incentivar as crianças a reciclar embalagens. Mas há mais… No Brasil, no Rio de Janeiro, estão programados vários colóquios sobre a preservação dos oceanos. Já em São Paulo, a iluminação de vários edifícios, vai ser, durante esta semana, toda em verde, e em Curitiba, no estado do Paraná, está programada uma recolha de óleo de cozinha utilizado e lixo electrónico.

Porque reciclar é a palavra de ordem. Num mundo cada vez mais escasso de matérias-primas, é preciso encontrar formas de dar utilidade aos recursos utilizados em vez de os enterrar no chão ou abandoná-los em qualquer lixeira. Esta também pode ser uma útil oportunidade de negócio, mais conhecida como economia circular, onde saímos todos a ganhar.

Quanto às medidas, em 2017 vou procurar não me repetir muito, pois costumo assinalar sempre este dia aqui no blog e já enunciei várias, mas nunca é demais lembrar…

Quanto à alimentação, para além de procurarmos que a mesma seja o mais saudável possível, em relação ao ambiente há que ter em conta a sustentabilidade, que deve assentar em algumas práticas:
- Comprar alimentos a produtores locais, sempre que possível;
- Preferir alimentos frescos, locais e da época;
- Ter uma alimentação mediterrânica;
- Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar;
- Ajudar a promover uma alimentação saudável, através de um estímulo a uma governação mais eficaz.

Façam o vosso papel e tomem consciência de que, tal como o Natal, o Dia do Ambiente deveria ser todos os dias…

Etiquetas:

Comente este artigo