É inegável! Todos os anos, quando chega o mês de Novembro, toda a gente começa a montar a árvore de Natal. E as lojas começam logo a ficar enfeitadas com motivos natalícios, algumas logo em finais de Outubro. Mas será que alguma vez se perguntaram qual o dia correto para montar a árvore de Natal?

Este ano de 2019, de acordo com a tradição católica, a data correta para começar a preparar a decoração de Natal é, apenas hoje, dia 1 de Dezembro. Por mais que o comércio e até algumas pessoas entrem no clima natalício bem antes, a Igreja Católica prevê que a preparação e a montagem da árvore de Natal aconteça apenas no Tempo do Advento, que começa quatro domingos antes do dia 25 de Dezembro, ou seja, no caso deste ano, no dia 1 de Dezembro. Além disso, caso não saibam, até o presépio tem data certa para ser montado: apenas no terceiro domingo do Advento (15 de Dezembro), que é quando o Evangelho fala sobre a visita do Anjo Gabriel a Maria e a anunciação da vinda de Jesus.
Portanto, o dia certo para montar a árvore de Natal em 2019 é mesmo hoje!



Segundo a tradição cristã, a árvore acompanha toda a preparação para o Natal -- e, por isso, a data correta é o primeiro domingo do Advento. Conforme o fim do ano se aproxima, cresce também a ansiedade para preparar a casa para celebrações de Natal e Ano Novo. Para muitos, esta época de tirar bolas, guirlandas, luzes e presépio da arrecadação e encetar a decoração da casa é sinónimo de compartilhar bons momentos com a família.

A árvore representa a vida e a procura pela transformação. E nós enfeitamos a nossa casa com as qualidades de mudança de vida que o Advento pede: bondade, compreensão, vivência da paz e do amor. Assim como a árvore de Natal fica iluminada, é suposto iluminarmos também a nossa vida com a luz de Cristo ao longo do tempo de advento. Por outro lado, existe toda uma simbologia por trás da figura da árvore. O famoso pinheiro representa o nascimento, a vida e alguns de seus principais valores, como prosperidade e fertilidade. A árvore de Natal é, portanto, um símbolo de vida e o pinheiro resulta na escolha ideal por ser aquela que se mantém verde durante o frio e a chuva típicos do Inverno. E o que significa a estrela no topo da árvore? Ela tem um lugar de destaque porque simboliza a luz que guiou os Reis Magos até ao menino Jesus.


E se hoje, a árvore de Natal fica rodeada de presentes e é majestosamente enfeitada com bolas e guirlandas luminosas, saibam que nem sempre foi assim... Antigamente, a árvore de Natal era decorada com frutas, flores e doces. A tradição surgiu em França no século XVI, quando só havia permissão para cortar árvores a partir do dia 21 de Dezembro. As pessoas, então, deixavam as árvores nas suas casas até 24 de Dezembro. Depois, a tradição foi mudando. Actualmente, algumas pessoas montam a decoração uma ou duas semanas antes do Natal para conservá-la até a noite da Consoada. Mas há também os que seguem a tradição cristã e tomam o calendário do Advento como referência, como é o meu caso.



E quando se deve desmontar? Pois, também há uma data… O dia que marca o fim das festividades de Natal na Igreja Católica é o Dia de Reis, que acontece a 6 de Janeiro. Segundo a tradição cristã, é costume desmontar a árvore de Natal na Epifania, que é celebrada precisamente no dia 6 de Janeiro. No entanto, nesta Quadra, como a celebração da liturgia em si só acontece no domingo após a data, a decoração pode estender-se até o dia 12 de Janeiro de 2020.

Mas o mais importante é que independente da religião ou crença, é sempre bom sentir o espírito do Natal no seu melhor, pois ele incentiva a reunir a família, os amigos e a compartilhar bons momentos e sentimentos. Com ou sem decoração, com ou sem árvore, aproveitem a data para demonstrar o carinho e amor por aqueles que convivem convosco. E tenham presente de que um abraço ou uma palavra de carinho pode valer bem mais do que qualquer árvore ou presente de Natal.

Etiquetas:

Comente este artigo