Pois é, já aqui dei alguns conselhos para cuidarmos da nossa saúde mental durante esta pandemia, tais como consultar fontes de informação credíveis, manter uma rotina sã, fazer exercício, entre outras atividades que nos podem ajudar a cuidar do nosso bem-estar emocional e a gerir a ansiedade. Mas isso foi a pensar nos que estão em casa, a contragosto e sem nada fazer. Mas e aqueles que, como eu, estão em regime de teletrabalho?

Nem é preciso dizer: a nossa saúde é a coisa mais importante. Infelizmente, muitos de nós negligenciamos viver um estilo de vida saudável. No entanto, adotar hábitos saudáveis é bem mais fácil do que parece. Aqui vos deixo alguns que podemos e devemos começar já hoje.



Beber mais água:
Em geral, é recomendável beber, pelo menos, seis copos de água por dia. Existem vários benefícios que podemos obter disto, incluindo manter os movimentos intestinais normais e regulares, lubrificar as articulações, proteger a medula espinhal e os tecidos do corpo e ajudar no controlo de peso. Esses são apenas alguns benefícios para a saúde de beber seis copos de água.
Porém, podemos dar mais um passo, acrescentando um copo extra à nossa ingestão diária. E para que não for “fã” de água pura, que é a melhor forma de a tomar, podemos tornar a sua ingestão mais emocionante ao adicionar-lhe sabor. Cortem uma rodela de limão ou pepino e já está.



Usar as escadas:
Se houver escadas no prédio da vossa casa, optem por subir e descer em vez de irem de elevador. Também podem usar as escadas não apenas como um meio de ir de um lugar para outro, mas criando uma rotina de cardio, andando repetidamente para cima e para baixo. Isso pode aumentar a nossa frequência cardíaca e fortalecer o coração. Pode parecer um desafio no começo, mas resulta bem mais fácil à medida que nos acostumamos.



Ginásios fechados:
Pois, se estavam habituados a praticar exercício com regularidade, agora nem caminhar, que também é uma ótima maneira de fazer exercício, podemos. Mas porque é essencial que nos mantenhamos ativos, surgiram algumas soluções para o efeito. Por exemplo, a plataforma HomeFitness, acessível gratuitamente através de www.homefitness.pt, permite-nos treinar online através de aulas diárias em vídeo, emitidas em direto via live streaming. E não só: a plataforma ainda disponibiliza as gravações para se quisermos treinar fora das horas de transmissão. No contexto da pandemia Covid-19 e consequente isolamento social, foi também lançado o www.ginasio-online.pt, o primeiro ginásio 100% virtual que traz, mensalmente, 250 novas aulas das mais variadas modalidades de fitness e uma série de outros conteúdos para que nos possamos manter ativos e saudáveis, mesmo neste período de confinamento. E ainda temos a página @euFITemcasa onde são divulgados profissionais e ginásios que nesta altura de isolamento têm ajudado a manter a nossa saúde física e mental. Os treinos - que vão desde o yoga ao crossfit, passando por pilates e pelo treino funcional - decorrem diariamente em horários e com treinadores diferentes, entre as 7h e as 20h. A transmissão de cada treino é feita na conta de Instagram, muitos deles em live, de cada um dos profissionais que participam na iniciativa ou através da conta @eufitemcasa.



Tomar suplementos:
Os suplementos alimentares e vitamínicos são uma boa escolha para promover o bem-estar geral e melhorar a saúde geral. Comprados sem prescrição, eles oferecem os mais variados benefícios. Isto porque estamos habituados a pensar nos alimentos como sendo ricos em micronutrientes, vitaminas, minerais. Porém, os alimentos de hoje já não são como antigamente e até no processo de cozinhar, perdem-se muitos dos seus importantes nutrientes. Contudo, tenham presente que qualquer suplementação deve acontecer por aconselhamento médico, porque mesmo havendo défice, é possível que a alimentação possa resolver o problema. E também há riscos associados ao abuso. Sejam moderados, portanto.



Praticar uma dieta saudável:
Adoptar uma dieta saudável é essencial para uma boa saúde. Também é um hábito fácil e saudável de incorporar à nossa rotina diária. Nunca saltem o pequeno-almoço, mesmo se se sintam pressionados pelo tempo que têm disponível de manhã. Também podemos comer cinco ou seis refeições menores ao longo do dia, em vez das três refeições padrão. Podemos ingerir grãos saudáveis, seis porções de frutas e legumes, proteínas magras e nozes ou legumes às nossas refeições. Embora possa parecer que comer de forma saudável seja mais caro, vale a pena a longo prazo, quando o nosso corpo começar a sentir-se mais forte e saudável de dentro para fora. Não podemos taxar um preço em nos sentirmos bem.



Ir para a cama cedo:
Um hábito saudável que podemos agora adotar facilmente é ir para a cama mais cedo. Em adultos, precisamos de, pelo menos, sete a nove horas de sono por noite para nos sentirmos verdadeiramente descansados e revigorados. Se conseguirmos passar a deitar-nos apenas meia hora antes do habitual, poderemos obter enormes benefícios. Um bom sono pode promover a perda de peso, garantir a produção de hormonas saudáveis e muito mais. A nossa mente também ficará mais clara quando empreendermos uma boa noite de sono regularmente.
Há coisas que podemos fazer para desenvolver o hábito de dormir um pouco mais cedo. Limitar o tempo de televisão antes de ir para a cama, tomar infusão de ervas ou usar óleos essenciais que promovem o relaxamento são apenas algumas dessas coisas.

Estes são, simplesmente, alguns hábitos saudáveis para começar hoje. Certamente, irão começar a sentir os resultados positivos dessas práticas a curto prazo.

Etiquetas:

Comente este artigo