Qual era o vosso desenho animado preferido nos anos 80? E qual a série que sabiam de cor o horário em que começava e iam para a frente do televisor à espera que começasse? Ou aquela personagem que sempre escolhiam nas vossas brincadeiras e imitávam os seus trejeitos ou poderes especiais? Certamente, e tal como eu, devem de ter algum, se viveram parte da vossa infância e juventude na década de 80. Por isso, é bem capaz que se relembrem, neste meu post, das séries e animações clássicas que nos marcaram quando éramos pequenos.

Este meu revivalismo é apenas uma selecção, pois os anos 80 foram muito profícuos. Não menciono, por exemplo, Piu-Piu e Silvester, Bip-Bip e o Coiote, Speedy Gonzalez ou Bugs Bunny, por aparecerem constantemente, para “tapar buracos” na programação televisiva. E os "Pequenos Vagabundos ou os "Flintstones" remotam à década passada, aos anos 1070. Podem não gostar de todos os programas que aqui menciono, nem eu gostava, mas aqui fica um bom apanhado do que a televisão da época nos deixava ver e que nos marcou.



Alf
Série cómica sobre um alienígena que vive com uma família de terráqueos. Dócil, este divertido invasor adorava gatos. Extra-terrestre do planeta Melmac, Alf chegou à Terra quando a sua nave se despenhou sobre uma garagem nos subúrbios de Los Angeles, EUA. Depois de ter conquistado o coração da família Tanner, o simpático alienígena tornou-se numa das figuras mais célebres da TV nos anos 80.


As aventuras de Gulliver
Desenho animado sobre um inglês que sofre um naufrágio e vai parar numa terra cujos habitantes tem poucos centímetros de altura. As aventuras de Gulliver (The adventures of Gulliver no original) foi produzido por Hanna-Barbera e baseado no romance As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Na busca pelo pai, Gary Gulliver e seu cão Tagg acabam por naufragar numa ilha onde existia o reino de Lilliput. Gulliver e seu cão são aprisionados pelos Lilliputianos, logo após o naufrágio, mas logo acabam por se tornar óptimos amigos. Com a ajuda do povo de Lilliput, Gulliver continua a sua busca pelo pai e de um tesouro, usando um mapa que o seu pai lhe dera. Porém, esse tesouro também estava a ser procurado pelo malvado Capitão Leech qu, sempre tenta roubar o mapa de Gulliver.


Pantera Cor-de-rosa (Pink Panther)
Criada para os créditos de abertura animados do filme de 1963, protagonizado por Peter Sellars, a Pantera Cor-de-Rosa foi um sucesso tão grande que logo se tornou uma estrela de desenhos animados pelos seus próprios méritos.



Os Anjos de Charlie

Anjos de Charllie foi uma série que marcou época. Um trio de mulheres charmosas que além de bonitas sabiam defender-se e combater o crime. O chefe misterioso do grupo, Charlie Townsend, nunca aparecia, ouvia-se apenas a sua voz. Nem as raparigas, nem nós o conheciamos. John Bosley era o elemento de ligação entre a chefia e o grupo. Este trio de jovens raparigas, andavam em lugares exóticos e sofisticados, em episódios que misturavam mistério, acção e glamour. Jaclyn Smith era Kelly Garret, a única que se manteve Anjo em todas as temporadas, tendo no início a companhia de Farrah Fawcett como Jill Munroe e de Kate Jackson como Sabrina Duncan. Problemas diversos levaram à saída de Farrah, substituída por Cheryl Ladd como Kris Munroe.


Soldados da Fortuna
The A-Team foi uma das séries mais marcantes dos anos 80, que conta a história de um grupo de ex-soldados de elite americanos que durante a Guerra do Vietname foram condenados em tribunal militar por um crime que não cometeram. O grupo consegue fugir de uma prisão de alta segurança e entra no submundo de Los Angeles, passando a atuar como mercenários enquanto são procurados pelas autoridades. A série esteve no ar nos EUA entre 1983 e 1987, ao longo de cinco temporadas, e foi então transmitida em Portugal na RTP1.


A Formiga Atómica
Desenho animado sobre uma formiga que combate o crime


He-Man
Série animada que conta a história de Adam, um príncipe que luta contra o vilão Skeleton.


Birdman
Desenho sobre um humano (Ray Randall) que ganha poderes do deus-sol (Ra).


Star Trek, o Caminho das Estrelas
Série de ficção científica norte-americana, onde são contadas as aventuras da tripulação da nave USS Enterprise, que, no século XXIII, representa a Federação Unida de Planetas numa missão de cinco anos no espaço. O objetivo é explorar novos mundos, procurar novas formas de vida e civilizações. No fundo, chegar até onde o Homem ainda não havia chegado. Cada episódio da série começava com a frase: "Espaço, a última fronteira".


Macgyver
Há por aí um fósforo? E... um clip? Se não houver nenhum dos dois, também pode servir uma pastilha elástica ou um chocolate. Macgyver, antigo agente das Forças Especiais do governo americano, é um investigador que passou a trabalhar para a Fundação Fênix, dedicada a combater o mal ao redor do mundo. Mas sem usar... uma arma sequer! Este agente secreto resolvia qualquer problema com materiais simples, como um canivete suíço.
Protagonizada por Richard Dean Anderson, a série começou a ser transmitida nos Estados Unidos em 1985, e durou até 1992. Foi uma das séries de maior sucesso dos anos 80.


Space Ghost
Foi um popular herói no portefólio de desenhos animados de Hanna-Barbera, que lutava contra vilões no espaço sideral. A entrega inexpressiva das personagens e os raios laser aleatórios ajudaram a tornar este desenho animado num fenómeno “cult”.



As Aventuras do Tom Sawyer

Mais um desenho animado que marcou uma geração. Com dobragem portuguesa, uma canção divertida que ficava no ouvido e uma animação fantástica foram os ingredientes para o sucesso deste Anime. O estúdio oriental Nippon Animation criou os 49 episódios desta série (realizados por Hiroshi Saito) em 1980, tendo sido transmitidos pela RTP em 1981. As histórias desenrolavam-se no final do Século XIX em S. Petersburg e eram baseadas nos livros de Mark Twain, autor Norte-Americano que escreveu livros baseando-se na sua passagem pelo Missouri, um dos mais importantes rios desse país.


Verão Azul
Colocou uma geração inteira a assobiar o genérico e a ficar fã do grupo de miúdos e do velho marinheiro Chanquete, assim como nos fez aprender as primeiras palavras em espanhol ao cantar “No nos moverán”. Foi uma das séries de maior sucesso no nosso país e retratava o Verão na perfeição, com o hábito de passar as férias com os amigos na praia, as paixões e namoricos típicos da estação e com muita aventura e música à mistura. Com 19 episódios, estreou na TVE em Outubro de 1981 e passou pela primeira vez em Portugal em 1983, na RTP, com várias reposições.


Magnum, P.I.
Thomas Magnum (Tom Selleck) é um investigador particular do Havaí, cujo uniforme era uma coleção ilimitada de camisas de estampados floridas, que resolve os seus casos com os seus amigos veteranos de guerra TC (Roger E. Mosley) e Rick (Larry Manetti), sob o comando do ex-soldado britânico Higgins (John Hillerman). Ex-oficial da marinha, que combateu no Vietnã, vai trabalhar como detetive particular, mas o seu interesse residia sempre nas mulheres.


Thundercats
Lembrados até hoje por quem passou parte da infância nos anos 80. Série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nas personagens criadas por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr, sobre as aventuras de um grupo de alienígenas humanoides e felinos do planeta Thundera. Quando o planeta moribundo encontra o seu fim, o grupo, conhecido como os ThunderCats, é forçado a fugir da sua terra natal. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC) , um estúdio japonês com origem em 1985 e que mais tarde veio a ser adquirido pela Walt Disney Company.


Speed Racer
Conhecido como Mach Go Go Go no Japão, é uma série japonesa dos anos 1960, criada por Tatsuo Yoshida sobre corridas de automóveis. Speed Racer, nome dado na adaptação norte-americana do anime (o nome original era Go Mifune), é um jovem e audaz piloto de corrida de 18 anos, que conduz o carro Mach 5 criado pelo seu pai (Pops Racer) e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas.


Miami Vice
Célebre série de TV sobre dois polícias, protagonizados por Don Johnson e Philip Michael Thomas, sem farda e cheios de estilo, no combate ao crime. Sendo uma das séries mais populares nos anos 80, teve o seu auge na sua 3ª temporada (1986/87) e a produção de cada episódio custava um milhão de dólares.


Os Jetsons
Desenho animado que conta a história de uma família do futuro. Os Jetsons tinham até uma empregada robot, a Rose. Lembram-se?


Conan, O Rapaz do Futuro
Conan chegou a Portugal cinco anos depois de ter sido exibido no Japão. Em 1983, a RTP exibiu esta primeira série realizada pelo mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki, história pós-apocalíptica em que a salvação do mundo residia nas mãos de três crianças. Conan, detentor de uma força incrível (quem não se lembra de ele ficar pendurado pelos dedos dos pés e equilibrar-se sem cair, bem como o tempo que ele aguentava debaixo de agua) e a sua amiga, Lana, que comunicava com os pássaros, tornaram-se heróis para uma vida.


Scooby-Doo
Um desenho animado sobre um grupo de amigos que viaja numa van, encarando várias aventuras tenebrosas. Scooby Doo acabava por resolver os mistérios com os seus amigos.


A Bela e o Monstro
Datada de 1987, quem não se lembra desta série com a Linda Hamilton, a mesma do primeiro filme “Exterminador Implacável”? Era uma série de TV que contava a história de uma mulher que se apaixona por uma criatura que morava nos túneis sob da cidade de Nova Iorque.


O Justiceiro
Lembram-se de Kitt, o carro que falava em "Knight Rider"? Foi o Pontiac Firebird preto que marcou os anos 80 e que deu o estrelato a David Hasselhoff.


She-Ra
Desenho animado que conta a história da heroína, irmã de He-Man.


Mazinger Z
Nos anos 80, Mazinger Z chegou com uma força impressionante, trazendo junto com ele uma verdadeira invasão de desenhos animados japoneses.



Candy, Candy

Candy Candy foi mais um dos desenhos animados japoneses, na senda de Heidi e Marco, de fazer chorar as pedras da calçada. A série era baseada num Manga do mesmo nome, de Kyoko Mizuki e Yumiko Igarashi, foi transmitida pela RTP em 1983 numa versão dobrada em Português.


Sítio do Pica-Pau Amarelo
Começava assim: “Marmelada de banana, bananada de goiaba, Goiabada de marmelo, Sítio do Pica-Pau Amarelo”, a série de TV, adaptada dos livros de Monteiro Lobato. A boneca Emília, a Dona Benta e a Cuca forma personagens que colavam os mais novos à televisão.



Tutubarão (Jabberjaw)

Série animada e divertida que mostra um grupo de músicos que viaja com um tubarão de estimação.


Transformers
Os desenhos animados dos Transformers foram originalmente lançados nos E.U.A. em 1984, encomendados pela empresa americana Hasbro para divulgar a sua nova linha de brinquedos e produzido pela japonesa Toei Animation. Além da animação, os Transformers também contaram com uma série de revistas de banda desenhada produzida pela editora Marvel Comics, mas foi a animação da TV o principal responsável pelo sucesso dos robots alienígenas vindos do planeta Cybertron: os Autobots em guerra com os malvados Decepticons.


D'Artacão e os Três Moscãoteiros
Os 26 episódios de 25 minutos cada de D’Artacão – uma colaboração entre a japonesa Nippon Animation e a espanhola BRB – surgiram na televisão em 1981 e chegaram a mais de 100 países, incluindo Portugal, onde foram emitidos na RTP. Os canídeos protagonizam a celebre história de Alexandre dumas, mas também havia ratos, gatos e até um urso, e contavam com as vozes de actores como João Perry, Manuel Cavaco, Isabel Ribas, António Montez ou Maria Emília Correia.


Battlestar Galactica
Original de 1978, passou nas nossas televisões na década de 80 e povoou a nossa imaginação com espantosas aventuras em naves, os robôs Cylons e as suas vozes e sons. Galactica foi uma série referência em Portugal. Quem não se lembra do Apolo e do Starbuck? E quem se esquece da mítica frase "By your command!" dos Cylons?


A Volta ao mundo de Willy Fogg
Willy Fog foi mais um desenho animado vindo da produtora Espanhola BRB International em união com a nipónica Nippon Animation, que conquistou a geração de 80 com a sua animação simples e dobragem em português. Em 1983 foram produzidos 26 episódios desta criação de Claudio Biern Boyd que se baseava no livro "A volta ao mundo em 80 dias" de Júlio Verne.


Fama
Primeiro, houve o filme de Alan Parker, em 1980. O seu sucesso foi tal que gerou uma série de televisão com o mesmo nome, em 1982, igualmente passada na ficcional "High School for the Performing Arts de Nova Iorque", e para a qual transitaram alguns dos actores do filme: Lee Curreri interpretou o personagem Bruno Martelli, Gene Anthony Ray interpretou Leroy Johnson, Albert Hague interpretou o professor Benjamin Shorofsky e Debbie Allen interpretou a professora de dança Lydia Grant, além de ter dirigido vários episódios e coproduzido uma temporada. Erica Gimpel susbtituiu Irene Cara, a Coco Hernandez do filme. A série, que durou até 1987, pôs-nos todos a dançar e a acreditar que os sonhos podem tornar-se realidade, com algum talento e muita dedicação. Deu, inclusivamente, origem a um grupo musical, "The Kids From ‘Fame’", composto pelos seus principais intérpretes, que gerou discos e alguns concertos.


Etiquetas:

Comente este artigo