Incrível! Ninguém esperava que 2020 viesse a ser assim. Os canais de comunicação a incentivarem massivamente as pessoas a ficar em casa e todos os teatros, cinemas, ginásios e museus a ficarem fechados. Os hospitais de todo o mundo ficaram cheios de pessoas, algumas até incapazes de poderem ajudar outras. Parece que tudo mudou na grande pandemia do século XXI – um novo Coronavírus que provocou a Covid-19. Porém, uma artista, como muitos outros, não conseguiu ficar impávida e serena, de modo que reagiu e decidiu registar estes tempos difíceis e extremos.

A artista em questão, a iraniana Alireza Pakdel, de 39 anos, criou ilustrações conscientes que refletem a situação atual do mundo e mostram como combater a propagação deste inimigo invisível. A sua arte capta a dura realidade de todos aqueles que se sacrificam para cuidar de quem sofre – médicos, enfermeiros, policias e bombeiros. Eles são os protagonistas principais destas ilustrações, que sendo algo divertidas também assumem um tom mais emocional, mostrando os profissionais de saúde como a última barreira de defesa contra a ameaça do vírus.

Mas Pakdel não se lembra apenas destes. Ela também dedica vária das suas ilustrações para exaltar o trabalho de outros grupos, como os policias que garantem o cumprimento da quarentena, os varredores de rua que mantêm as nossas cidades limpas ou todos aqueles que desinteressadamente criam máscaras caseiras para contribuir com a sua parte. Pakdel destaca com maestria o poder da solidariedade, empatia e proteção um do outro. As suas personagens transmitem todo o tipo de sentimentos e apelam para situações imaginárias surreais que refletem o mundo de hoje – um grupo de médicos a segurar nas setas do relógio à espera da vacina, um médico e uma enfermeira a tentarem quebrar a cadeia do coronavírus ou a mão de um paciente e outro médico a se sacrificarem para defender um grupo de pacientes do vírus mortal.

Alireza Pakdel dedica a sua arte a todos os que se sacrificaram, especialmente ao pessoal médico e de enfermagem, o que traz algum alento nos dias que correm e nos recorda que o trabalho deles é essencial, agora... e sempre.

Para além das ilustrações que selecionei, podem sempre seguir o seu trabalho aqui: https://www.instagram.com/alirezapakdel_artist/ e https://www.facebook.com/alirezapakdelcartoonist







































Etiquetas:

Comente este artigo