O confinamento imposto um pouco por todo o mundo devido à pandemia do novo Coronavírus teve um efeito “drástico” na forma como nós passámos a usar as aplicações dos nossos telemóveis ou tablets. O primeiro trimestre de 2020 culminou com cerca de metade de toda a população mundial dentro de casa, tendo-se prolongado, pois o confinamento ainda não terminou por completo, pelo menos enquanto o planeta enfrentar esta terrível pandemia. E se antes já havia uma grande dependência destes gadgets, com a quarentena tal comportamento foi agravado: as pessoas passaram a ficar muito mais tempo nos seus smartphones, sobretudo por ser a única maneira de manterem contacto com o exterior. E isso, sem dúvida, impactou o número de downloads de Apps nas duas lojas oficiais - Google Play e Apple Store, segundo um relatório da Sensor Tower.



O grande destaque desses três primeiros meses do ano foi o Tik Tok, rede social com grande penetração, principalmente entre os mais jovens, e que já vem crescendo bastante há algum tempo. Em Janeiro, por exemplo, a plataforma já tinha ultrapassado o WhatsApp em número de instalações na loja do Google. Já entre Janeiro e Março, esta App somou mais de 315 milhões de instalações na App Store e Play Store juntas, recorde absoluto em três meses. Imaginem, mais do que Pokémon GO no seu trimestre de estreia, em 2016, quando teve 308 milhões de downloads entre Julho e Setembro. O Tik Tok superou em 50% o número total de descarregamentos no seu agora segundo melhor trimestre. Mas não é o único destaque deste “fenómeno” da pandemia: o Zoom, apesar de alguma polémica em torno da falta de privacidade na aplicação, também apresentou um crescimento impressionante. Foi, inclusive, a sétima App mais transferida nas duas lojas, e a terceira quando observamos apenas a Apple Store — abaixo apenas de Tik Tok e do YouTube.



O Zoom, aplicação de videoconferências conseguiu entrar no top 20 pela primeira vez, com 80 milhões de downloads. Um número que resulta ser 11 vezes maior do que o total do quarto trimestre de 2019. O grande argumento do Zoom enquanto App de videoconferência reside no facto de ter uma capacidade muito superior de participantes em cada chamada. Enquanto o WhatsApp suporta apenas quatro pessoas em simultâneo, no Zoom podem participar até 100 utilizadores. E com o teletrabalho vigente aquando do confinamento, os descarregamentos não pararam…
Por conta do período de isolamento, estas duas aplicações, antes com pouco acesso, resultaram nas mais preferidas. Sem dúvida, a pandemia do novo Coronavírus mudou a rotina da população mundial. E quando uma das principais medidas de combate ao vírus foi o isolamento, tal significou um maior número de pessoas dentro de casa. Esse esquema de quarentena alterou, inclusive, a preferência e o consumo das aplicações nos nossos smartphones.



Portanto, a aplicação Zoom cloud meetings, ferramenta para reuniões, normalmente, de trabalho, resultou na melhor opção para as equipas em regime home office. Antes da crise pandémica, era apenas muito usada no mundo dos negócios, mas também se tornou na predilecta para as conversas entre amigos e familiares, por permitir muitos participantes de vídeo numa mesma “reunião”. Quanto ao Tik Tok, esta rede social ainda era “tímida” entre nós. Porém, com o período da quarentena, ganhou novos utilizadores em busca do lado mais divertido da plataforma. Esta rede social, criada na China, permite a partilha e a criação de vídeos curtos, cujo conteúdo versa sobre memes, músicas e desafios (challenges). Eu também aderi e se me quiserem encontrar, no Tik Tok sou @johnny_libas



Há outras Apps que resultaram num fenómeno durante a quarentena. É o caso das aplicações de delivery, Glovo e Uber Eats incluídas. Houve um crescimento exponencial em instalações de Apps dessa categoria e de ainda um maior número na utilização das mesmas. Sem dúvida, o impacto da pandemia do novo Coronavírus repercutiu-se a vários níveis, até nas tecnologias.

Etiquetas:

Comente este artigo