Quando deixei a adolescência, experimentei a memória eidética, que é a capacidade de relembrar imagens com extrema precisão. E tal é muito verdadeiro quando se trata de fotografia, seja de moda ou de outra ordem, pois a fotografia sempre me fascinou... Comprava as Vogue americana e inglesa porque tinham tudo o que eu gostava: boas imagens de moda, belíssimas campanhas de publicidade e as mulheres mais bonitas do mundo, pois através das suas páginas e capas assisti ao nascimento do fenómeno das top models.

Normalmente, nem sequer tenho problemas em me lembrar de imagens ou pormenores que chamam a minha atenção, por isso não resulta pouco comum recordar coisas que vi num passado remoto. Isso pode ser dito, por exemplo, da campanha “The Most Unforgettable Women in the World Wear Revlon”, uma das campanhas mais lindas e significativas que alguma vez vi. Lembro-me distintamente de algumas das imagens que estou a postar, bem como do fascínio que elas exerceram sobre mim.

Esta campanha, fotografada pelo “mestre” Richard Avedon de 1987 a 1991, apresentou as melhores modelos do mundo e lançou algumas menos conhecidas. Todos os anúncios focavam-se nos rostos das modelos e listavam o país ou a cidade americana de onde era oriundas. Por isso, um dos primeiros detalhes que me chamou a atenção foi perceber a origem das modelos: elas vinham de todo o mundo, e isso demonstrou que não era preciso ser-se americana para se tornar supermodelo (recorde-se que nos anos 80, muitas supermodelos - como Christy Turlington, Cindy Crawford ou Stephanie Seymour - vieram dos EUA). Também fiquei fascinado por ver modelos asiáticas e africanas, porque tal era um sinal da complexidade e democracia da beleza. Isto, juntamente com as campanhas da Benetton, fizeram-me perceber que a combinação cabelo loiro / olhos azuis como sinónimo ideal de beleza era enganosa e falsa.

Portanto, volto a render homenagem aos anos 1980 com esta revisita aos anúncios de cosméticos da Revlon. Uma era dos cabelos longos, da maquilhagem carregada e de uma moda mais ousada. Com um slogan que afirmava “As mulheres mais inesquecíveis do mundo usam Revlon”, certamente destacou-se até na sua época.

Supermodelos dos anos 80, que prosseguiram pelos anos 90, lado a lado de ícones da moda dos anos 70. Tatjana Patitz (Alemanha), Christy Turlington (Califórnia), Talisa Soto (Nova Iorque), Paulina Porizkova (Tchecoslováquia), Patti Hansen (Nova Iorque), Rene Russo (Califórnia), Linda Evangelista (Canadá), Beverly Johnson (Nova Iorque), Cordula Reyer (Áustria), Michaela Bercu (Israel), Carré Otis (Califórnia), Estelle Lefebure (França), Claudia Schiffer (Alemanha), Rachel Hunter (Nova Zelândia), Rachel Williams (Nova York), Monica Bellucci (Itália), Carmen San Martin (Espanha), Cindy Crawford (Illinois), Jerry Hall (Texas) e Iman (Somália) foram algumas das mulheres fantásticas que deram a cara nestes anúncios.











Curioso perceber que Turlington, Crawford e Porizkova logo se tornaram os rostos principais das marcas de cosméticos Maybelline, Revlon e Estée Lauder, respectivamente. Também resultou interessante ver que Paulina foi uma das poucas modelos que veio do Leste Europeu. Hoje em dia, a maioria das modelos até vem de lá, mas nos anos 80 a sua origem era realmente exótica. Jerry Hall e Patti Hansen, famosas pelas suas relações com Mick Jagger e Keith Richards, respectivamente, foram ambas representadas nestes anúncios.

Esta fabulosa campanha também incluiu casais de celebridades como Don Johnson e a sua mulher (na época) Melanie Griffith, Frank Sinatra e a sua esposa Barbara (Califórnia), Dan Aykroyd e a sua mulher Donna Dixon (Ontário, Canadá), bem como outras fantásticas mulheres como Brooke Shields (Nova Iorque), Liza Minnelli (Los Angeles), Oprah Winfrey (Chicago) e Audrey Hepburn (Suíça).




Enfim, uma campanha repleta de celebridades e muito glamour. Um glamour que só os anos 80 poderiam proporcionar… Descubram algumas imagens de flashback da Revlon mais em baixo (e desculpem pela falta de resolução de algumas, mas não foi fácil de achar, pois a internet é um arquivo de imagens incrível, mas às vezes grandes "tesouros" ficam bem escondidos). Espero que gostem desta viagem ao passado...

 

 

Etiquetas:

Comente este artigo