O cão mais famoso do mundo pertence à raça Beagle, tem um dono chamado Charlie Brown e acaba de completar 70 anos: o adorável Snoopy, personagem do ilustrador americano Charles M. Schulz, entrou em exactamente 17.897 tiras de BD publicadas em jornais de todo o mundo desde a sua primeira aparição, em 2 de Outubro de 1950, com estreia em sete jornais. Tornou-se filme, série, livros e estampou milhares de produtos… hoje, é todo um ícone cultural.

Nas primeiras tiras, o Beagle mais famoso das histórias de banda desenhada chamava-se "Sniffy", porém, esse nome já era utilizado numa outra tira da época. Então, o seu criador teve que mudar para Snoopy, mas a sua personalidade silenciosa e inquieta sempre permaneceu na sua essência. Com a sua capacidade inerente em compreender as outras personagens dos Peanuts, a sua interacção e característica estavam compostas. Snoopy possuí distintas virtudes, grande parte delas não são bem reais, vivendo num universo paralelo de fantasia ou nos seus sonhos. A conexão entre a personagem e Charlie Brown completam-se, e somam uma filosofia singular e própria no desenho, entre o humor e o devaneio da imaginação.

 

As tiras de banda desenhada criadas por Schulz (1922-2000) mudaram por completo a vida do ilustrador. Em 1947, ao voltar do serviço militar na Segunda Guerra Mundial, ele começou a publicar os quadradinhos, anteriormente chamados "Lil’ Folks", num jornal da sua cidade natal, Saint Paul, mas quando pediu para que as tiras passassem a ser diárias, acabou por ser despedido. Algum tempo depois, ele foi para Nova Iorque, onde se tornou parceiro de uma empresa que comercializava tiras para jornais. A empresa rebaptizou a série de tiras como "Peanuts", nome que desagradou Schulz inicialmente. Em 1958, o grupinho do Charlie Brown já aparecia em 355 publicações. O sucesso foi tão grande, que em 1965 os Peanuts tiveram uma versão em desenho animado, além de especiais para a televisão e filmes. E as tiras dos jornais só pararam de ser produzidas em 2000, ano da morte de Charles M. Schulz, que pediu que os seus desenhos não fossem continuados por outro ilustrador. Schulz morreu aos 77 anos, vítima de cancro.

 
Os Peanuts, que é como quem diz, Snoopy, o seu companheiro, o pássaro Woodstock, e o gangue de Charlie Brown: Linus van Pelt, o seu melhor amigo, Lucy, a sua irmã mais velha, além de Schroeder, Marcie, Violet, "Pig-Pen", Peppermint Patty e Sally Brown, entre outros, já alcançaram mais de 350 milhões de leitores em 75 países, e foi traduzida para 40 idiomas.

 

Segundo a biografia "Peanuts and Schulz", de David Michaelis, as personagens de Peanuts foram inspiradas em pessoas do quotidiano de Charles M. Schulz e alguns dos acontecimentos são lembranças da sua vida.

 

Em 2018, a Peanuts Worldwide fez uma parceria com a NASA, para que o cãozinho e os seus amigos ajudassem a inspirar uma paixão pela exploração espacial e pelas ciências entre a próxima geração de estudantes. E em jeito de comemoração do 70º aniversário dos icónicos Peanuts, a AppleTV+ anunciou uma série com personagens deste universo. Intitulada "The Snoopy Show", a nova série animada de Snoopy e seus amigos será totalmente focada em torno do cãozinho e das restantes personagens. Embora ainda não haja informações disponíveis, a série exclusiva da Apple TV+ vai apresentar episódios, curtas-metragens e episódios especiais dos Peanuts.


 

Etiquetas:

Comente este artigo