Existindo desde 1961(a Bimby nasceu como resultado de uma série de liquidificadores e originalmente chamou-se «VKM5»), a Bimby tem conseguido alcançar uma grande popularidade ao longo dos anos, tornando-se uma força motriz inovadora na área dos robots de cozinha, com mais de 8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (TM5/TM6). Apreciada por grandes chefs, como o espanhol Ferran Adrià, apresenta uma tela sensível ao toque, contudo, mantém o seu antigo e muito eficaz sistema de vendas diretas.

Um verdadeiro iPhone da cozinha, este super robot culinário é a máquina que permite alcançar os sonhos gastronómicos. Um autêntico salva-vidas antes dos convidados chegarem. De facto, a Bimby é o ícone do bem-estar na cozinha, pois é um aparelho que cozinha... sozinho. Um gadget que transforma o cozinheiro mais improvável num verdeiro chef. Sendo um portento tecnológico que facilita a vida, a Bimby ou Thermomix (como é conhecida fora de Portugal e Itália) é o aparelho que decididamente veio transformar e facilitar a forma de cozinhar. Bom, em nenhum caso pode ser comparado com a invenção da roda, ou do motor a vapor ou da eletricidade, embora em muitos lares tenha mudado radicalmente a vida das pessoas.

Pertencente ao grupo alemão Vorwerk — que curiosamente iniciou a sua actividade em 1883 com o fabrico de tapetes e ainda hoje é uma empresa familiar com milhões de euros de receitas —, é bem provável que o motivo do sucesso da Bimby seja o aproveitamento de uma máquina que envolve um investimento de 1.399 euros. Apesar dos tempos de crise, há zonas em Portugal em que este robot de cozinha está presente em pelo menos uma em cada cinco casas, pois num país como o nosso, a comida é um evento social de desfruta e partilha.

 

Atualmente, a Bimby vem com milhares de receitas, ora publicadas em livro ou na também inovadora plataforma Cookidoo, embora as não oficiais também proliferem como cogumelos na internet graças a bloggers e fãs da Bimby, como o BimbyWorld. Assim, as receitas disponíveis em “modo guiado” vão sendo atualizadas de forma a garantir que os utilizadores estejam sempre, ativa e visivelmente, informados sobre o uso correto da Bimby e dos seus acessórios. O portal de receitas Cookidoo, com mais de 40 mil sugestões, tem seis meses de utilização grátis, custando posteriormente 36 euros por ano. Já as receitas submetidas pela comunidade de utilizadores são gratuitas, sendo um grande ponto forte deste robot de cozinha. As receitas podem ser espelhadas no ecrã tátil a cores, de 6,8 polegadas. A utilização do mesmo é intuitiva e para as receitas guiadas passo a passo é crucial, completando perfeitamente as suas funções inteligentes.



Tendo em vista o estilo de vida atual e a tendência que preconiza uma alimentação saudável, mas onde há cada vez menos tempo para cozinhar, a Bimby permite conectar-se via Wi-Fi à plataforma de receitas e baixá-las para criar o prato de modo guiado. Basta adicionar os ingredientes, pois o tempo, a velocidade e a temperatura são devidamente programados. Oferece uma série de funcionalidades muito práticas, como a possibilidade de planear o cardápio semanal ou até de fazer a lista de compras. Manter a essência e progredir para renovar é o lema da Vorwerk.

 

E enquanto o TM6, o modelo mais recente, se torna cada vez mais interativo com a sua tela touch screen colorida, a Bimby mantém intacto o seu sistema de vendas personalizado, base do seu conceito e sucesso. Estando ciente de que a recomendação está diretamente relacionada à experiência do utilizador, um total de 45.000 agentes em mais de 50 países contam os benefícios do desejado dispositivo. Os que se encontram em Portugal a democratizar o robot de cozinha, oferecem a possibilidade de financiá-lo a partir de 30 euros por mês. A Vorwerk justifica que o valor total da Bimby se deve aos elevados investimentos, às novas funcionalidades digitais e aos materiais de alta qualidade com que é fabricada. E convenhamos, depois de possuir uma Bimby verá que o seu preço se justifica por si só.


 

Mas foquemo-nos na sua última versão. Trata-se de uma ferramenta preparada para o futuro, ligando-se à internet, ao smartphone , ao tablet ou ao computador, de utilização fácil e intuitiva. A Bimby TM6 traz com ela utensílios incorporados que lhe permitem misturar, pesar, picar, moer, ralar, bater, amassar, ferver, cozinhar a vapor (o copo medida padrão foi particularmente concebido para que durante os processos de cozedura a vapor possa sair vapor quente suficiente pelo bocal da tampa do copo), fermentar (para iogurte ou queijo caseiro). E faz tudo isto com mais precisão, rapidez, simplicidade ou potência que as demais soluções no mercado que a tentam imitar...

 

Do total de 20 funções que possui, destacam-se:

- Caramelizar, Sous Vide (cozinhar alimentos em vácuo a baixa temperatura), Fermentar, Fervedor de água e o Slow Cooking;

- Para além de preparações a baixa temperatura (Sous Vide e Slow Cooking), tem uma função oposta para temperaturas elevadas, de modo a conseguir diversos pontos de açúcar e caramelo, ou, mais simples, dourar uma cebola em poucos minutos.

- Limpeza automática em 5 minutos;

- Balança de precisão grama a grama até 6 Kg;

- Processador quad-core, 16 GB de armazenamento e 1 GB de RAM para garantir o bom funcionamento a longo prazo;

- Traz vários acessórios, tais como o livro "Bimby" com receitas, copo de 2,2 litros, lâmina, copo de medida, tampa do copo, espátula, misturador (borboleta), rede, cesto com tampa e kit de cozedura ao vapor, denominado de Varoma;

- As receitas guiadas no funcional ecrã e o serviço Cookidoo são a cereja no topo do bolo da Bimby.



Last but not least, eis que surge o Protetor da Lâmina e Descascador. Levantem a mão quem odeia descascar legumes com todas as suas forças. A Bimby vem ao resgate com um novo modo e acessório que continua a ser um avanço na cozinha do futuro... no presente. É certo que uma das etapas mais tediosas de qualquer receita é descascar os legumes. Uma vez que a Bimby já se encarregou do corte e da cozedura, a nova função é um presente para os mais incautos cozinheiros. As opções do Bimby TM6 já incluíam amassar, turbo, fermentar, cozinhar arroz, Sous Vide, escalar, engrossar, alta temperatura, pontos de açúcar, pré-lavagem, calor, cozedura de ovos, fervura e puré, entre outras. Mas agora, este magnifico aparelho também retira a pele de todos os vegetais. Para usufruir das virtudes deste novo modo Bimby, há que adquirir o acessório específico, uma capa de lâmina descascadora. Este é colocado no fundo do copo e, em seguida, os vegetais são colocados dentro e um jarro de água é adicionado.



Em seguida, o modo 'peel' é selecionado e o robot faz o resto. Com a fricção entre o copo e a comida, o descascador vai descascá-los aos poucos. A empresa alemã destaca que este seu novo modo economiza tempo na cozinha: pode descascar de 200 a 800 gramas de batatas em apenas quatro minutos. Como se isso não bastasse, também consegue reduzir o desperdício de alimentos em comparação com um descascador manual. Este novo modo está disponível para os modelos Bimby TM6 e TM5 e, assim, vem aumentar a lista de razões pelas quais qualquer pessoa deve adicionar este versátil robot à sua cozinha.


 

O ano ainda nem acabou e a Vorwerk já anunciou mais uma novidade: a Mandolina Bimby. Para simplificar ainda mais a preparação das refeições, a Mandolina Bimby vai ser um acessório que vai tornar os pratos impressionantes e surpreendentemente fáceis. Como? Vai ser possível fatiar e ralar muitos ingredientes diferentes, de forma a dar sabor e textura a uma grande variedade de pratos. Vejam como a Mandolina Bimby vem facilitar a preparação dos ingredientes, graças aos seus inúmeros benefícios:

- Disco único e versátil – 4 cortes diferentes com um só disco;

- Corta pedaços de tamanho uniforme, o que permite uma cozedura homogénea;

- Resultados impressionantes e com cortes precisos;

- Deixa o copo da Bimby limpo e pronto a usar:

- Economiza tempo na cozinha;

- Torna a alimentação saudável e visualmente atrativa.

 

Com o novo acessório Mandolina Bimby, as possibilidades de ser-se criativo na cozinha são infinitas. O único senão: só está disponível em 2023.


 

Termino com uma citação do grande chef espanhol Ferran Adrià: “A entrada da Bimby na cozinha proporcionou, tanto para a dona de casa quanto para o cozinheiro profissional, um maior rendimento e grande economia de tempo". E mais não digo! A Bimby é o robot de cozinha mais versátil, fácil de utilizar, até para quem pouco cozinha, sendo o mais intuitivo e competente na qualidade dos cozinhados. O seu preço pode ser o principal entrave à sua aquisição, mas há várias formas de não ter de pagar a pronto. Saiba como aqui.



Etiquetas:

Comente este artigo