Se 2022 foi marcado pelo regresso de Tom Cruise, graças ao sucesso que foi “Top Gun: Maverick”, 2023 está a preparar-se para ser um ano com… Tom Cruise novamente. A chegada da primeira parte de “Mission: Impossible – Dead Reckoning” deve fazer com que as bilheteiras dos cinemas voltem a animar-se. Há também um outro motivo para entusiasmo, com o retorno de Denis Villeneuve a Arrakis com “Dune: Part Two”. Este ano também vai contar com colaborações de Leo DiCaprio e Martin Scorsese, e Ryan Gosling vai andar de patins disfarçado de boneco de plástico ao lado da boneca mais famosa do mundo, a mando de Greta Gerwig e Noah Baumbach.

Além disso, há o regresso de Christopher Nolan e Cillian Murphy num filme biográfico sobre o homem que inaugurou a era atómica, um novo filme de Indiana Jones e a perspectiva tentadora de Timothée Chalamet a escravizar pequenos refugiados para trabalhar na sua fábrica de chocolate.


Sim, o cinema em 2023 promete! Tudo se faz para combater a forte concorrência do streaming, fazendo valer a importância das emoções vividas num grande ecrã. Fiquem atentos aos principais filmes que aí vêm...


 

Babylon

Este épico de Hollywood é um instantâneo magnífico da Tinseltown dos anos 1930 em toda a sua glória de embriaguez, farra de drogas e elefantes. Festas libertinas serão realizadas, sindicatos do crime clandestino serão encontrados e, ocasionalmente, filmes serão feitos, com Brad Pitt como um ator famoso do cinema mudo, Margot Robbie como a aspirante a estrela de cinema e o recém-chegado mexicano Diego Calva como o faz-tudo no set de filmagens do estúdio de cinema Snakes and Ladders. Tem a ousadia de ser o primeiro a inaugurar em grande as bilheteiras.

Estreou a 19 de janeiro.



Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) abre as portas logo cedo com este filme. O herói diminuto vai, assim, dar início à Fase 5 e também traz a estreia definitiva do vilão Kang (Jonathan Majors), que vai ser a grande ameaça da Saga do Multiverso. Scott Lang (Paul Rudd) e Hope Pym (Evangeline Lilly) trabalham juntamente com a crescida Cassie Lang (Kathryn Newton) após serem sugados para dentro do Reino Quântico. Neste Homem-Formiga 3, Scott Lang vai certamente precisar de reforços…

Previsto estrear em fevereiro de 2023.



Missing

Este thriller mostra June (Storm Reid), com destino a Los Angeles, a fazer uso da Internet para rastrear a sua mãe (Nia Long) quando esta desaparece de férias na Colômbia. Sem poder ir até ao país para procurá-la, ela passa a usar a tecnologia para buscar pistas sobre o seu paradeiro. O problema é que, nas tentativas, ela passa a descobrir segredos inimagináveis sobre a sua mãe. Ou seja, nem tudo, claro, é remotamente o que parece. Estará a mãe secretamente envolvida nos negócios do cartel? O filme é um screen life, ou seja, toda a sua história é contada a partir dos ecrãs de dispositivos, seja por conversas via Skype, quanto por troca de mensagens e audios.

Previsto estrear em fevereiro.



Knock at the Cabin

O realizador M. Night Shyamalan volta com mais um suspense daqueles de deixar o público intrigado do começo ao fim. Uma família de férias numa cabana no meio das montanhas é feita refém por quatro estranhos que invadem o local e ameaça a todos sob o pretexto de evitar o apocalipse. Protagonizado por Dave Bautista (Glass Onion), Rupert Grint (Harry Potter) e Jonathan Groff (Matrix Resurrections), o filme promete manter o clima de mistério e trazer grandes reviravoltas, bem ao estilo do Shyamalan.

Nos cinemas em fevereiro de 2023



Mummies

Após um arqueólogo britânico ter roubado um anel antigo, uma família de egípcios mortos há muito tempo viaja através das dimensões até à Londres atual para recuperá-lo nesta aventura animada da Warner Bros. Parece ser divertido em termos de desenhos animados, ao mesmo tempo que vem “educar” sobre como todos esses artefactos antigos acabaram nos museus europeus.

Nos cinemas em março

 


Cocaine Bear

Embora seja baseado numa história real, o enredo de “Cocaine Bear” é tão bizarro que realmente só poderia ser coisa de cinema. Em 1985, traficantes perderam uma carga de cocaína no meio das montanhas. O problema é que quem encontrou o carregamento foi um urso, que cheirou boa parte da droga. Bem, essa é a parte real e o que este filme faz é reimaginar as consequências desse episódio tão pitoresco da História americana com um toque algo macabro: ao invés de simplesmente mostrar o animal a sofrer uma overdose, mostra o rompante de loucura que ele teve e o terror que espalhou pela vizinhança enquanto ainda estava sob o efeito do pó. Com Elizabeth Banks e Ray Liotta.

Previsto nos cinemas em março.

 


Shazam! A Fúria dos Deuses

O primeiro super-herói da DC de 2023 chega aos cinemas depois de muitas mudanças de data e já com um universo cinematográfico desfeito — e, nem por isso, se torna menos interessante. Até porque o primeiro filme funcionou muito bem mesmo completamente destacado do restante universo da DC. Espera-se a mesma mistura de candura, humor e nuances sombrias quando o herói titular de Zachary Levi enfrentar as filhas do mal do deus grego Atlas, interpretadas por Rachel Zegler, Lucy Liu e Helen Mirren. Aqui também vamos reencontrar Billy Batson (Asher Anger) agora que ele se tornou um herói de verdade. Mais do que isso, ele aprendeu a dominar os poderes e assumiu de vez a alcunha de Shazam a ponto de transformar os seus irmãos também em superpoderosos. O problema é que a agora Família Shazam vai ter que literalmente encarar os deuses, que não estão nada contentes com a situação dos humanos.

Estreia em março.

 


Scream 6

O retorno da franquia Scream deu tão certo de que pouco demorou para que um novo filme fosse anunciado. E “Scream 6” vem dar continuidade a essa história de mortes e serial killer ao fazer com que o icónico Ghostface persiga as suas vítimas para longe da pequena Woodsboro. Nesta nova entrega, Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenna Ortega) e Mindy (Jasmin Savoy Brown) tentam deixar os horrores vividos na cidade para trás e mudam-se para Nova Iorque. Só que elas não esperam que o terror as acompanhasse e passam a ser alvo de um novo maníaco em pleno Halloween.

Chega aos cinemas em março.

 


John Wick 4: Baba Yaga

Quem também regressa em 2023 é John Wick, o assassino vivido por Keanu Reeves. Depois de iniciar uma guerra contra um sindicato criminoso por causa da morte do seu cão e viajar o mundo na tentativa de escapar dos tentáculos da organização para a qual trabalhava, agora ele encaminha-se para o confronto final em busca da sua liberdade.

Nos cinemas em março de 2023

 


Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves

Esta não é a primeira vez que o clássico do mundo RPG chega aos ecrãs. A diferença é que Dungeons & Dragons promete trazer um clima muito mais leve e divertido do que as adaptações anteriores, apostando no humor que existe nas casas de muita gente. Afinal, são poucas as pessoas que não jogam para dar risada com os amigos.

Um ladrão charmoso e um bando de aventureiros improváveis realizam um assalto épico para recuperar uma relíquia perdida, mas as coisas dão perigosamente errado quando eles entram em conflito com as pessoas erradas. Assim, veremos este grupo a ter que embarcar numa missão para consertar a asneira que fizeram. 

Este filme traz o espírito lúdico do lendário RPG para o cinema numa aventura hilariante e cheia de ação.

Em abril nos cinemas.

 


Guardiões da Galáxia Vol. 3

Voltamos ao MCU — desta vez em tom de despedida. “Guardiões da Galáxia Vol. 3” é o último filme da trilogia comandada por estas personagens desajustadas e também o último trabalho de James Gunn na Marvel, já que agora ele passa a trabalhar para a DC. E o pouco que se sabe é que esta última missão do grupo deve ter um tom bem emotivo... Quanto à história, sabe-se apenas que o Senhor das Estrelas (Chris Pratt) e a sua equipa vão continuar atrás de Gamora (Zoe Saldana) ao mesmo tempo que vão cruzar o caminho do vilão Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji). E deve ser a partir das pesquisas genéticas da personagem que vamos conhecer Adam Warlock (Will Poulter) e saber mais do passado de Rocket (Bradley Cooper).

Estreia em maio.

 


A Pequena Sereia

A Disney prossegue com a sua renovação de clássicos e, em 2023, é a vez de “A Pequena Sereia” ganhar o seu remake em live-action. E o novo filme já tem vindo a dar muito o que falar desde que foi anunciado que teremos uma mudança étnica na personagem, com a princesa Ariel a ser interpretada por uma jovem negra, a talentosa Halle Bailey. Até agora, vimos apenas um único teaser que apresentou o novo visual da princesa subaquática. Já quanto à história, teremos que esperar até maio para saber.



Elemental

A Pixar retorna aos cinemas em 2023 com “Elemental”, um novo filme de animação que vai mostrar um mundo de diferentes criaturas e que vai tratar do romance improvável. Uma rapariga feita de água e um rapaz de puro fogo vão se apaixonar e todo enredo vai mostrar as dificuldades deste relacionamento e os sacrifícios que eles vão ter que fazer para ficar juntos. Até agora, sabe-se quase nada sobre o desenho, mas o pouco apresentado já mostrou um mundo muito rico e lindo para ser visto no grande ecrã.

Estreia em junho.

 


The Flash

Reza a lenda que “The Flash” vai finalmente estrear em 2023. Depois de tantos adiamentos, refilmagens, problemas de bastidores e reformulações na Warner, talvez o mais certo seja só confiar nisso quando o herói realmente aparecer nas telas. Ainda assim, a expectativa para o filme continua em alta. Embora ele não represente o recomeço do universo DC que todos esperavam, o Flash continua a ser uma das personagens mais carismáticas dos estúdios e realmente merece um filme próprio.

Se tudo der certo, “The Flash” chega em junho.

 


Indiana Jones and the Dial of Destiny

Aos 80 anos de idade, Harrison Ford retorna como o aventureiro mais famoso do cinema para provar que a reforma é inalcançável para o professor até mesmo na ficção. Este é o quinto filme da série e promete colocar um ponto final definitivo na trama do herói — além de tirar o gosto amargo deixado por Reino da Caveira de Cristal. Não se sabe muita coisa sobre a história, apenas que ela vai se passar nos anos 1960 e vai abordar a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

Chega aos cinemas em junho.

 


Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

O primeiro Spider-Verse é um dos poucos filmes de animação que todos puderam apreciar, tendo sido vencedor de um Oscar em 2018. Desde então, houve dois filmes do herói aracnídeo que quebram o multiverso, mas o ramo animado por computador da franquia continua a ser um prazer singular. Na segunda parcela, Miles Morales - o herdeiro adolescente dos poderes aracnídeos de Peter Parker - e Gwen Stacy, também conhecida como Mulher-Aranha, vão viajar pelo Aranhaverso para obter ajuda para lidar com uma nova ameaça chamada Spot.

Previsto estrear em junho.

 


Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One

Tom Cruise continua a arriscar-se em nome do cinema e de fantásticas cenas para nos entreter em mais uma entrega de Missão: Impossível, o sétimo capítulo da franquia. Curiosamente, as extravagâncias do actor estão entre as poucas coisas que se sabe do filme até agora, que estreia em julho.

 


Oppenheimer

Christopher Nolan prossegue com os seus projetos megalomaníacos e, desta vez, quer contar a história da bomba atómica a partir dos dilemas e dramas do seu criador, o físico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), dividido entre a empolgamento científico e a clara noção do que a sua nefasta obra é capaz de fazer. Este filme biográfico é baseado num livro, mas todas as atenções estão voltadas para a parte técnica e o modo como Nolan pretende dar forma a um dos grandes feitos (e tragédias) do século XX.

Estreia em julho.

 


Barbie

Quem também chega aos cinemas no verão é Barbie. Tudo em torno do filme ainda é um enorme mistério, o que torna as poucas informações disponíveis ainda mais interessantes, mas já se sabe que vai ter um elenco incrível e visuais bastante chamativos. Realizado por Greta Gerwig, com Margot Robbie no papel de Barbie e Ryan Gosling no de Ken, devemos encontrar um filme muito mais sobre o que a boneca mais famosa do mundo representa do que uma mera aventura infantil.

Chega aos cinemas em julho.

 


The Marvels

O último filme do MCU em 2023 chega aos cinemas em julho com “The Marvels”, que é uma espécie de sequência dupla de Capitã Marvel e Ms. Marvel. Ainda não foi detalhado como vai ser a história, apenas que teremos um encontro das heroínas vividas por Brie Larson e Iman Vellani, além de Fóton (Teyonah Parris). Tendo em conta que Ms. Marvel terminou com Kamala Khan e Carol Danvers trocando de lugar, a história deve girar em torno dessa confusão e do mistério envolvendo diferentes dimensões e todos os elementos cósmicos que unem essas personagens.

Chega aos cinemas em julho.

 


The Nun 2

Voltamos a falar de terror com “The Nun 2”, o novo capítulo do assustador universo criado por James Wan em torno da franquia The Conjuring (Invocação do Mal). E, como se pode imaginar, a assustadora freira não foi derrotada no filme anterior e volta para assombrar novos infiéis. A realização de “The Nun 2” cabe ao experiente do género Michael Chaves (“The Curse of La Llorona”, “The Conjuring: The Devil Made Me Do It”). A dupla responsável pelos sete filmes deste universo, James Wan e Peter Safran, volta a assinar na produção desta obra, cuja estreia será em setembro de 2023.

 


Dune: Part 2

Depois do final repentino do primeiro filme, chegou a hora de vermos Paul Atreides entrar em ação. O primeiro “Dune” mostrou ao mundo toda a grandiosidade do universo criado por Frank Herbert, deixando bem claro por que essa obra é a grande mãe da ficção-científica fantástica como se conhece. Além de um mundo repleto de detalhes, o filme de Denis Villeneuve deu toda a grandiosidade que a história merece. E esta segunda entrega surge para complementar a história que ficou pela metade no filme anterior. Depois do golpe que o Império deu na casa Atreides, é a vez de Paul (Timothée Chalamet) se unir ao povo de Arrakis como o messias prometido e levá-los à guerra.

Estreia em novembro.

 


The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes

Engana-se quem pensa que a série “The Hunger Games” tenha chegado ao fim após o levante liderado por Katniss na tetralogia original. Neste novo episódio, voltamos a esse universo anos antes da revolução e vamos acompanhar a história de Coriolanus Snow antes de ele se tornar o ditador de Panam. Em busca de prestígio, ele vai ter que atuar como mentor de uma menina escolhida para ser o tributo do Distrito 12 durante uma edição dos jogos — e o destino dos dois vai ditar o futuro de todo este mundo.

Nos cinemas em novembro.



Killers of the Flower Moon

O próximo filme do lendário realizador Martin Scorsese deverá estrear em novembro deste ano. Uma adaptação do livro de não-ficção “Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, morte e a criação do FBI”, “Killers of the Flower Moon” vai acompanhar os assassinatos dos nativos americanos da tribo Osage em Oklahoma por conta dos depósitos de petróleo da região nos anos 1920. Esse foi um dos primeiros casos do recém-formado FBI. Suspense de crime com toques de faroeste, esta será a sexta vez que Scorsese vai colaborar com Leonardo DiCaprio e a décima com Robert De Niro. O elenco inclui também Brendan Fraser, John Lithgow, Lily Gladstone, entre outros.

Estreia em novembro.



Wonka

O final do ano vai ser repleto de chocolate, mas não como se pensa. Trata-se de um regresso ao universo do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate, mas mostrando como surgiu o icónico Willy Wonka (Timothée Chalamet). Assim, iremos acompanhar esta personagem tão única em início de carreira e como Wonka se tornou a figura tão pitoresca que comanda o império doce que todos conhecemos.

Estreia em dezembro de 2023.

 


Aquaman and the Lost Kingdom

A lista dos principais filmes mais aguardados de 2023 chega ao fim com outro título de super-heróis — e outro que tem vindo a enfrentar diversos atrasos. "Aquaman and the Lost Kingdom" traz mais uma vez Jason Momoa como o herói submarino da DC Comics, a ter de lidar com novas e velhas ameaças submarinas e não só. Para isso, ele terá de trabalhar em conjunto com Orm (Patrick Wilson), o seu meio-irmão e vilão do filme anterior.

Provavelmente, estreia em dezembro.

Etiquetas:

Comente este artigo