Com o fim da greve do Sindicato dos Actores de Hollywood, uma paralisação que apanhou os estúdios de surpresa e acabou por afectar todo o calendário de lançamentos para 2024 (ninguém escapou e os gigantes da indústria cinematográfica precisaram de adiar boa parte de seus filmes). Contudo, para nossa sorte e a dos cinéfilos, este ano promete ter grandes estreias nos grandes ecrãs. Por um lado, os estúdios de Hollywood vão dar continuidade às suas franquias, como “Dune” (2021), “Divertida Mente” (2015) e “Joker” (2019), que agora em 2024 vão ter as suas sequências. Os cinemas também vão receber reboots espin-offs, como “Garfield” e “Furiosa”, respectivamente. Despois, do premiado "Pobres Criaturas", de Yorgos Lanthimos, à biografia de Priscilla Presley por Sofia Coppola, há muitos filmes para ver nos próximos meses. Venham daí...

 

“Pobres Criaturas” (janeiro)

O aclamado realizador grego Yorgos Lanthimos parece ter encontrado no romance fantástico do escocês Alasdair Gray o ambiente certo para expor toda a sua linguagem estética e formal. Com Emma Stone no principal papel, o filme conta-nos a história de uma espécie de monstro de Frankenstein, mas no feminino. Uma criatura que é ao mesmo tempo ingénua e atraente, com uma visão exterior, crítica e pragmática sobre a sociedade em que se pretende inserir. Uma obra que mistura fantasia, surrealismo, ironia humana, um mis-en-scène vislumbrante e uma boa dose de humor.



 

“A Cor Púrpura” (fevereiro)

Celie viveu uma vida dura, alvo da violência do pai e do marido. A irmã também. Ela partilha a sua tristeza em cartas a uma missionária em África. Mas quando Shug e Sofia entram na sua vida, ela revela um espírito positivo e esperançoso.

A Cor Púrpura já foi adaptado para o cinema em 1985, num filme realizado por Steven Spielberg, mas agora, o livro homónimo de Alice Walker ganha uma nova versão, desta vez um musical. Vale lembrar que o mesmo é a adaptação de um musical da Broadway, que também adapta o livro.



“Bob Marley: One Love” (fevereiro)

Este filme celebra a vida e a música de Bob Marley, um ícone que inspirou gerações através da sua mensagem de amor e união. Pela primeira vez nos cinemas, o público vai descobrir a poderosa história de superação de adversidades e a jornada por trás da sua música revolucionária. Cinebiografia realizada por Reinaldo Marcus Green e protagonizado por Kingsley, o filme mostrará a vida de Marley, o seu impacto no mundo da música, além de momentos da sua vida particular. Um dos acontecimentos que deve fazer parte do filme é o atentado que o cantor sofreu em 1976 e o seu activismo, usando a sua fama para lutar pela paz.




 

“Madame Web” (fevereiro)

Filme sobre as origens de uma vidente conhecida como Madame Web, passado no universo narrativo do Homem-Aranha. Cassandra Webb, uma paramédica de Manhattan, tem capacidades de clarividência. Forçada a enfrentar revelações sobre o seu passado, cria laços com três jovens destinadas a grandes futuros... se conseguirem sobreviver ao presente. Com Dakota Jackson no principal papel, ela é paralítica e mutante. A personagem tem precognição e telepatia. Ela também pode se transferir de onde está para o plano astral.


 

“Elio” (fevereiro)

Este filme de animação da Pixar e dos estúdios Disney traz-nos Elio, um sonhador de 11 anos, é artístico, criativo e um ávido usufruidor de sua própria casa e quarto, que acha difícil encaixar-se. Ele luta por se integrar até ser transportado por alienígenas e tornar-se o embaixador galáctico da Terra enquanto a sua mãe Olga trabalha num projeto ultrassecreto de descodificação de mensagens extraterrestres.

Mas é Elio quem faz contacto, é transportado para o espaço e é posteriormente confundido com um embaixador intergaláctico da Terra. As últimas criações da Pixar antes de “Elemental”, como “Luca” e “Soul”, continuam a deslumbrar o público com as suas histórias comoventes. De uma história de amizade numa aldeia costeira italiana a uma exploração dos mistérios da alma, a Pixar mantém-se fiel à sua reputação de apresentar filmes de animação cativantes que tocam tanto o coração como a mente. Estas últimas obras são um testemunho da criatividade e do talento dos estúdios, que continuam a surpreender o público de todas as idades.



 

“Dune 2” (março)

Em 1984, David Lynch aceitou o desafio de adaptar ao cinema “Duna”, o romance de ficção científica de Frank Herbert, resultando no que ele próprio definiu como o mais dispendioso e artisticamente fracassado projeto da sua carreira. Foi preciso esperar quase 40 anos para que se redescobrisse o potencial do argumento de Herbert. O realizador canadiano Denis Villeneuve, que, entre outros, adaptou “O Homem Duplicado”, de Saramago, transformou “Dune” num sucesso comercial e num objeto de culto, daqueles que devolvem espectadores ao cinema, de tal forma que a sequela, “Dune 2”, se tornou um dos filmes mais aguardados e uma das produções mais caras dos últimos tempos. Para o sucesso contribuiu, naturalmente, o carisma de Timothée Chalamet, no papel de Paul Atreides, a liderar um elenco de luxo, introduzindo Florence Pugh, Léa Seydoux, Austin Butler e Christopher Walken, para além de Rebecca Ferguson, Zendaya, Dave Bautista, Javier Bardem, Josh Brolin e Stellan Skarsgård.



 

“Priscilla” (março)

Para quem escrevia Elvis todas aquelas canções de amor? A partir de determinada altura, terá sido para Priscilla Ann Beaulieu, com a qual formou um dos mais carismáticos e mediáticos casais da história do rock. Priscilla Presley, hoje com 78 anos, escreveu a sua autobiografia em livro, “Elvis and Me”, com a ajuda de Sandra Harmon, e agora Sofia Coppola leva a sua história ao cinema, contando com Cailee Spaeny no papel de Priscilla e Jacob Elordi no de Elvis Presley. A história versa sobre o relacionamento entre Priscilla Beaulieu e Elvis Presley desde que se conheceram numa festa na Alemanha, enquanto ele cumpria o serviço militar e quando ela tinha apenas 14 anos, acompanha o prolongado namoro e, depois, o longo e turbulento casamento que durou até ao divórcio em 1973. Infelizmente, o filme não conseguiu obter os direitos de autor para usar as músicas de Elvis, mas Coppola contornou a situação com criatividade. Com um método de trabalho semelhante ao usado no fabuloso “Marie Antoinette”, nas mãos de Sofia Coppola, espera-se deste filme muito mais do que um simples biopic.


 

“O Panda do Kung Fu 4” (março)

Depois de três aventuras a arriscar a vida para derrotar os mais poderosos vilões com a sua coragem incomparável e incríveis habilidades em artes marciais, Po, o Guerreiro Dragão, é chamado pelo destino para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz, o que levanta alguns problemas óbvios. Primeiro, Po sabe tanto sobre liderança espiritual quanto sobre as suas dietas. Segundo, tem de encontrar e treinar um Guerreiro Dragão que o substitua antes de assumir as novas funções. Pior ainda, a malvada e poderosa feiticeira Camaleão, capaz de assumir a forma de qualquer criatura, anda por perto e tem os seus enormes olhos no Bastão da Sabedoria de Po, que lhe daria o poder de ressuscitar os vilões que Po derrotou. Ou seja, Po vai precisar de muita ajuda. Encontra-a na astuta ladra Zhen, uma raposa que tira Po do sério, mas cujas habilidades se revelarão inestimáveis.



“Mickey 17” (março)

Em 2019, o mundo rendeu-se ao brilhantismo narrativo de Parasitas. Tornou-se o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o principal prémio dos Oscars e o sul-coreano Bong Joon-ho, o primeiro realizador asiático a receber o galardão. Estranhamente, foram precisos quase cinco anos para chegar um novo filme deste realizador. E, como se esperava, trata-se agora de um filme em língua inglesa. Mickey 17 é a adaptação de um romance de ficção científica de Edward Ashton. Não é a primeira vez que Joon-ho se aventura no género; já o havia feito no apocalíptico “Snowpiercer – Expresso do Amanhã”, em 2013, mas agora fá-lo com outro tipo de meios e ingredientes, a começar por um elenco americano, que conta, entre outros, com Robert Pattinson e Mark Ruffalo. Um filme que questiona os caminhos da Humanidade. Mickey 17 é um "dispensável", um empregado descartável numa expedição humana para colonizar um mundo de gelo conhecido como Niflheim.




“Caça-Fantasmas: O Império do Gelo” (março)

Depois dos acontecimentos em Oklahoma, a equipa dos Caça-Fantasmas regressa ao local onde tudo começou, Nova Iorque! A família Spengler regressa ao icónico quartel dos bombeiros de Nova Iorque para se juntar aos Caça-Fantasmas originais, que desenvolveram um laboratório de investigação ultrassecreto para levar a destruição de fantasmas a um novo nível. Porém, quando a descoberta de um artefacto antigo desencadeia uma força maligna, novos e antigos Caça-Fantasmas devem unir forças para proteger o seu lar e salvar o mundo de uma segunda Era Glacial.



 

Godzilla x Kong: O Novo Império (abril)

Após "Kong: Ilha da Caveira" (2017) e "Godzilla vs. Kong" (2021), o poderoso Kong e o temível Godzilla são colocados perante uma colossal ameaça. Algo escondido no nosso mundo que ameaça a existência de todas as espécies, para além de mergulhar profundamente nos mistérios da Ilha da Caveira e mais além. Entrando no âmago das origens da Terra Oca, o filme aborda ainda a batalha dos Titãs que uniu humanidade e monstros para sempre. Este novo filme épico vai mergulhar mais fundo na história destes titãs, nas suas origens e nos mistérios da Ilha da Caveira, tudo enquanto revela a mítica batalha que ajudou a forjar estes seres extraordinários e que os ligou à humanidade para sempre.



 

“Civil War” (abril)

No século XIX, os EUA viveram uma violenta Guerra Civil, que teve como mérito acabar com a escravatura. Alex Garland imagina uma nova guerra civil americana, num futuro próximo, num emocionante thriller, que promete pôr o mundo em polvorosa. Um novo Presidente tenta impor uma ditadura, com a ajuda de milícias, não hesitando em bombardear o seu próprio povo. Em vários estados, começam a surgir bolsas de resistência. Entretanto, uma equipe pioneira de jornalistas de guerra viaja pelo país para registar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas numa rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registo transforma-se numa guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo. Qualquer coincidência com a realidade não é casual. Há aqui referências claras a Donald Trump e ao episódio da invasão do Capitólio.


 

"Back to Black” (abril)

Realizado por Sam Taylor-Johnson (o mesmo de “50 Sombras de Grey”), Back to Black é um dos filmes mais aguardados de 2024, justamente por abordar a vida de uma das maiores cantoras pop do mundo, que nos deixou muito cedo. O filme acompanhará os anos vibrantes da cantora Amy Winehouse em Londres, ainda no início da adolescência, e a sua intensa jornada até a fama. Com Marisa Abela no papel principal, documenta a ascensão meteórica da cantora. “Back to Black” irá contar com muitas das canções de Amy Winehouse, interpretadas por Abela. Em comunicado à imprensa, Taylor-Johnson referiu-se à atriz como “um enorme talento”. “Foi como encontrar ouro”, afirmou. Filme biográfico narra a carreira sombria da artista conhecida por sucessos como 'Rehab' e 'Black to Black', que morreu aos 27 anos de idade por intoxicação alcoólica em 2011. Durante a sua curta jornada profissional, ela produziu dois álbuns: Frank e Back to Black, o último dos quais lhe rendeu seis prémios Grammy. Até hoje, ela é considerada uma das grandes lendas da música soul e R&B.



 

“Planeta dos Macacos: O Reinado” (maio)

A história deste Planeta dos Macacos é ambientada vários anos após os eventos de "Planeta dos Macacos: A Guerra", onde as sociedades primatas cresceram desde que César trouxe o seu povo para um oásis, enquanto os humanos foram reduzidos a uma existência selvagem. Alguns grupos nunca ouviram falar de César, enquanto outros distorceram os seus ensinamentos para construir impérios florescentes. Neste cenário, um líder primata começa a escravizar outros grupos para encontrar tecnologia humana, enquanto outro macaco, que viu o seu clã ser levado, embarca numa jornada para encontrar a liberdade. Em meio a tudo isso, uma jovem humana torna-se a chave para a busca da liberdade, embora ela tenha os seus próprios interesses...


 

If: Amigos Imaginários” (maio)

O enredo gira em torno de um homem que pode ver e conversar com os amigos imaginários das pessoas, fazendo amizade com aqueles que foram esquecidos ou descartados. No entanto, alguns deles acabam por se tornar espíritos malignos por conta da falta de afeto, e cabe a ele salvar o mundo daqueles que se tornam maus.




 

“Furiosa: Uma Saga Mad Max” (maio)

Quando o mundo entra em colapso, a jovem Furiosa é sequestrada de um local mítico, verdejante e fértil, e cai nas mãos de uma grande horda de motoqueiros liderada pelo senhor da guerra, Dementus. Vagando pela Terra Desolada, o deserto condenado, eles encontram a Cidadela governada por Immortan Joe. Enquanto os dois tiranos lutam pelo poder e controlo, Furiosa terá que sobreviver a muitos desafios para encontrar o caminho de volta para casa. Com o roteiro pronto há mais de sete anos, George Miller finalmente terá a oportunidade de contar a história da protagonista vivida por Charlize Theron no último filme “Estrada da Fúria” (2015). No entanto, a atriz optou por não retornar à franquia apocalíptica. Assim, Anya Taylor-Joy terá a responsabilidade de protagonizar a história de origem da Furiosa.



 

"Divertida-Mente 2" (junho)

Este filme da Pixar regressa ao interior do cérebro de Riley, acabada de entrar na adolescência, no momento em que o Quartel General passa por obras repentinas para abrir lugar a novas Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que há muito administram uma operação bem-sucedida em todas as áreas, não sabem como se irão sentir com o aparecimento da Ansiedade. Assim, as mudanças de Riley são justificadas pela chegada desta nova emoção. E parece que ela não vem sozinha... Além da Ansiedade, este “Divertida-Mente 2” também deve apresentar emoções como Inveja e Tédio na cabeça de Riley.




“Daliland - A Vida Boémia de Salvador Dali” (junho)

Trata-se de um filme biográfico americano de 2022 realizado por Mary Harron. É baseado na história verdadeira do pintor surrealista Salvador Dalí e o seu casamento tumultuado com a sua musa e esposa Gala durante os anos 1970. O filme conta no seu elenco com atores como Ben Kingsley e Ezra Miller. Passado entre Nova Iorque e Espanha, a história é contada pelos olhos de James (Briney), um jovem assistente numa galeria de arte em Nova Iorque que é obrigado a ajudar Salvador Dalí (Kingsley) numa exposição e acaba a mergulhar no mundo não convencional do estilo de vida boémio de Dalí. Após a exposição, e com sinais de tensão crescente no vínculo entre Gala e Salvador, James segue os Dalís para a Espanha, onde o pintor morre posteriormente.



 

“Um Lugar Silencioso: Dia Um” (junho)

Trata-se de um spin-off de Um Lugar Silencioso, filme de 2018 realizado por John Krasinski, que também protagoniza o filme ao lado da mulher, Emily Blunt. Este spin-off é um prelúdio do primeiro filme, acompanhando a chegada dos alienígenas à Terra e a queda da sociedade como resultado da invasão. Sabe-se que o elenco conta com os atores Lupita Nyong’o, Joseph Quinn, Djimon Hounsou e Alex Wolff.



“Deadpool 3” (julho)

O novo filme protagonizado por Ryan Reynolds e Hugh Jackman será a única esperança de audiência da Marvel nos cinemas em 2024. “Captain America: New World Order”, “Thunderbolts” e “Blade” foram adiados para 2025 devido à greve de Hollywood.

Com tantos adiamentos, o estúdio de super-heróis ficou apenas com a aventura do Mercenário e de Wolverine no grande ecrã. Neste crossover esperado, Deadpool (Reynolds) deve pular entre dimensões com a tecnologia adquirida no filme anterior. Além do mutante, outras personagens do passado da Marvel devem retornar, como a atriz Jennifer Garner – que voltará ao papel de Elektra após 19 anos.


 

Despicable Me 4” (julho)

Embora os detalhes do enredo da história de O Gru - O Maldisposto 4 ainda estejam em segredo, alguns detalhes foram divulgados sobre a premissa. A história provavelmente se concentrará num outro evento de fim mundial causado por supervilões que apenas a experiência de Gru pode impedir. Gru e a sua família lutarão juntos contra a Liga Anti-Vilões.



Kraven - O Caçador (agosto)

Kraven é Sergei Kravinoff, que começou a sua carreira como um caçador típico, mas com o tempo desenvolveu uma preferência por abater animais de grande porte com as próprias mãos. Depois de conhecer Calypso, um feiticeiro vudu, Kravinoff toma uma poção de ervas que o fez aumentar os seus poderes físicos, dando-lhe força, velocidade e sentidos semelhantes aos de um felino selvagem. A poção também estendeu a sua vida, garantindo saúde e vitalidade nos próximos anos. O facto de ter capacidades sobre-humanas e uma vida mais longa, faz sobressair esta personagem da Marvel, protagonizado por Aaron Taylor-Johnson. Este é o quarto filme do Universo Homem-Aranha da Sony de que também fazem parte as aventuras a solo do Venom, de Tom Hardy, do Morbius, interpretado por Jared Leto e, neste ano, a Madame Web, com Dakota Johnson. Na BD, a sua vida mudou quando recebeu um convite do vilão Camaleão. Kraven foi chamado para caçar o Homem-Aranha em Nova Iorque. Mas, para sua surpresa, o alter-ego de Peter Parker acabou por vencer a batalha.




“Transformers One” (setembro)

Uma história de origem ambientada em Cybertron, lar dos Autobots e dos Decepticons. Ao que tudo indica, o filme focará na relação de Optimus Prime e Megatron. E parece também tratar-se de um filme de animação, que contará com um elenco composto por Chris Hemsworth como Optimus Prime e Brian Tyree Henry será Megatron, Scarlett Johansson como Elita, Jon Hamm será Sentinel Prime e Laurence Fishburne será Alpha Trion.



“Joker: Folie à Deux” (outubro)

Quando Todd Phillips disse há vários meses, ao postar uma foto do manuscrito na sua página do Instagram, que a sua próxima longa-metragem se chamaria Joker: Folie à Deux, descobrimos imediatamente que um segundo protagonista se juntaria ao Joker interpretado por Joaquin Phoenix nas suas aventuras diabólicas. É claro que é Harley Quinn, uma personagem igualmente louca, que se apaixona por ele nos livros aos quadradinhos que conhecemos. E para desempenhar esse papel importante, a produção contou com a superestrela Lady Gaga. A própria artista anunciou no Twitter. Para a cantora, esta não é sua primeira tentativa no cinema: depois de ter brilhado em “Nasce Uma Estrela” ao lado de Bradley Cooper, foi na pele da sensual Patrizia Reggiani que ela voltou aos grandes ecrãs em novembro de 2021 para “House of Gucci”. E de acordo com as primeiras imagens das filmagens de “Joker: Folie à deux” em Nova York, não há dúvida de que Lady Gaga será igualmente convincente na forma de anti-heroína.



“Wicked - Parte 1” (novembro)

Baseado no musical homónimo da Broadway. Elphaba é uma jovem como outra qualquer do Reino de Oz. A sua rotina é tranquila e pouco interessante. No entanto, quando alguns episódios que acontecem na sua vida mudam o seu destino para sempre, ela passa a ser conhecida como a Bruxa Má do Oeste. O facto é que existem dois lados para cada história e a Bruxa Má está determinada a provar a verdade e a consertar os erros do seu passado. Esta adaptação de “Wicked”, da Universal Pictures, será dividida em duas partes.

Etiquetas:

Comente este artigo