Não sei se já haviam reparado no mais recente fenómeno... As marcas de moda de renome, como Gucci, Louis Vuitton, Dior e Ralph Lauren, têm ampliado o seu alcance para além da moda, adentrando também no mundo da gastronomia. Desde restaurantes requintados a cafés mais descontraídos, esta tendência não é totalmente nova, mas nos últimos anos tem atingido um novo patamar. Recentemente, a Louis Vuitton inaugurou o "LV The Place Bangkok", marcando presença no Sudeste Asiático.

A gastronomia está a tornar-se um luxo cada vez mais exclusivo, com a busca por estrelas Michelin e longas listas de espera em restaurantes tornando-se cada vez mais comuns. Estar presente em locais exclusivos e ter acesso a experiências únicas tornou-se um símbolo definitivo de estatuto, muitas vezes superando a própria qualidade da refeição. Ao adentrar na indústria de F&B, as marcas de moda de luxo estão a combinar um estilo intemporal com produtos gastronómicos requintados, proporcionando aos clientes uma experiência completa de luxo e sofisticação.

Vejamos alguns dos cafés e restaurantes mais interessantes neste contexto. Se gostam de comida e de moda, estes são os destinos a ter em consideração ao planear as próximas férias... 


 

LV The Place Bangkok

Anunciado como um conceito de flagship store de 360 graus - composto por uma boutique, um café, um restaurante do famoso chef Gaggan Anand e um espaço de exposição imersivo - o "LV The Place Bangkok" da Louis Vuitton abriu a 28 de fevereiro no recém-renovado Gaysorn Amarin em Banguecoque, na Tailândia. Neste novo e excitante espaço, dos elementos arquitetónicos inspiradores até à cenografia dinâmica e aos itens de menu originais num café e num restaurante, respetivamente, pode-se descobrir a amplitude da imaginação e da criação no universo Louis Vuitton.



Ocupando dois pisos do complexo comercial da baixa da cidade, o "LV The Place Bangkok" criou um ambiente de sonho a partir da sua localização de esquina, onde a fachada é realçada com formas de diamante gigantes que fazem lembrar o icónico monograma da marca e que brilham à noite. Do lado de dentro, a icónica casa de luxo francesa promete uma experiência indulgente como nenhuma outra: para além das criações da Maison, a loja também alberga o Le café, o primeiro café da marca no país, e o Gaggan at Louis Vuitton, um restaurante requintado dirigido pelo célebre chef Gaggan Anand.



Coach Restaurant

A marca de luxo americana Coach aventurou-se no espaço da alta gastronomia com o seu primeiro restaurante. O restaurante, aberto em Jacarta, na Indonésia, é suposto ser uma extensão do autêntico legado da marca na cidade de Nova Iorque. O design moderno de meados do século é uma prova disso e os estofos em pele macia e amanteigada são a representação do empenho da marca em oferecer luxo em pele.

Inaugurado a 4 de março, o restaurante e café Coach onde é possível acompanhar a mala Tabby com batatas fritas, situa-se junto a uma das boutiques da marca nova-iorquina na capital indonésia. O The Coach Restaurant e o The Coach Coffee Shop, ambos anexados à sua loja no Grand Indonesia Mall apresenta conceitos gastronómicos inspirados na cidade natal da marca. O restaurante - que tem uma réplica de um táxi amarelo da cidade de Nova Iorque pendurado de cabeça para baixo no tecto - é uma reinterpretação de uma churrascaria nova-iorquina, enquanto a cafetaria vende fatias de pizza e gelados, para além do café.



Há referências à marca em ambas as experiências, desde o logótipo "C" impresso no pão de um hambúrguer até aos uniformes usados pelos empregados, que foram concebidos pelo diretor criativo da marca, Stuart Vevers. Há várias razões para a abertura do primeiro restaurante Coach na Indonésia, de acordo com Todd Kahn, diretor-executivo e presidente da marca: o país tem uma população jovem - cerca de metade são Millennials, Gen-Z ou mais novos. Além disso, a marca tem vindo a expandir a sua presença no Sudeste Asiático nos últimos anos.



Ralph’s Coffee and Bar

O primeiro café desta icónica marca americana abriu em 2014 na cidade de Nova Iorque. Tal como a Ralph Lauren, a cafetaria apresenta um luxo discreto. Desde então, a marca tem aberto cafetarias em todo o mundo. Também introduziram a Ralph Coffee Experience sob a forma de camiões de café e quiosques em diferentes cidades. Agora, a Ralph's Coffee está desde dezembro de 2023 em Paris! Um café tipicamente americano em pleno Boulevard Saint-Germain. No coração de uma mansão do século XVII, este endereço funde com elegância o estilo autêntico e os requintados produtos gourmet num ambiente arborizado, pontuado por toques de tartan e lustres de cristal, onde cada degustação o transporta para o mundo chique e refinado da marca de moda.



Num ambiente com painéis de madeira, realçado por uma lareira de mármore verde, o ballet dos empregados de mesa vestidos com camisas às riscas verdes RL rodopia entre as mesas de latão. Entre paredes de carvalho esculpido, lustres de cristal, veludos e almofadas de tartan, servem as delícias doces adoradas pelo Sr. Ralph Lauren, como o brownie e o bolo de cenoura, acompanhados por uma excelente seleção de cafés de assinatura (vienense, americano, etc.), feitos a partir de grãos cultivados organicamente. Naturalmente, o endereço também serve uma série de outras bebidas gourmet e reconfortantes, como o matcha e o chai latte.




Dior Café

A casa de moda de luxo colaborou com o pâtissier-chocolatier francês Pierre Herme para abrir o Dior Café, um local onde as pessoas podem deliciar-se com sumptuosas sobremesas e o puro luxo que são assinatura da marca. Os espaços de restauração da marca estão presentes em Paris, com o restaurante Monsieur Dior, em Seul, com o Dior Café e noutras grandes cidades do mundo. Chegou mesmo a abrir uma cafetaria pop-up no Lago Como, em Itália. Mais recentemente, em dezembro de 2023, o café Dior abriu portas em Xangai com um número selecionado de ofertas e vistas panorâmicas sobre a cidade. Os interiores estão decorados com cadeiras houndstooth a preto e branco como uma ode ao falecido Christian Dior, que foi um dos primeiros designers a desenhar com este estampado na década de 1940.


O novo café funciona como uma extensão da boutique da marca em Taikoo Li, que abriu no ano passado como o quarto ponto de venda da Dior na cidade. O menu requintado vai muito além do café, tornando-o um verdadeiro refúgio para os entusiastas da moda e da gastronomia. Desde o mil-folhas de sésamo preto aos espargos fritos com tofu estaladiço, os clientes podem desfrutar de uma delicada fusão das cozinhas asiática e francesa, enquanto se encontram envoltos numa decoração sumptuosa. O interior elegante é ainda mais elevado por uma colagem de parede personalizada do artista francês Guy Limone.



Gucci Osteria

Dois ícones italianos juntaram-se para apresentar ao mundo a Gucci Osteria, uma série de restaurantes italianos dirigidos pelo famoso chefe Massimo Bottura. Tudo começou no complexo Gucci Garden do Gucci Museo de Florença, por acaso o local de nascimento da Casa Gucci, e tal veio a dar origem a restaurantes irmãos. A última Gucci Osteria de Massimo Bottura a nível mundial abriu as suas portas em Seul, na Coreia do Sul, no último andar da loja Gucci Gaok, no distrito de Itaewon. Esta é a quarta localização global do restaurante e a terceira fora de Itália, depois de Beverly Hills, na Califórnia, e de Tóquio, no Japão. O restaurante contemporâneo oferece uma experiência gastronómica da cozinha tradicional italiana incorporando elementos da paleta sul-coreana.



O design interior apresenta uma estética semelhante à do Gucci Osteria Tokyo, incluindo as luzes do teto, o pavimento em parquet e o mosaico de mármore colorido do terraço. Para além disso, uma sala de jantar privada que acolhe até oito convidados está disponível atrás de portas de vidro colorido. Denominada Sala dos Espelhos, o espaço apresenta espelhos de parede antigos que criam um ambiente para uma experiência gastronómica exclusiva.




Além destes exemplos, existem outros onde a alta-costura se entrelaça com a gastronomia, como o Vivienne Westwood Café, o The Blue Box Café by Tiffany & Co. e o Emporio Armani Caffè. Nestes locais, a estética da marca é harmoniosamente combinada com a excelência gastronómica. Esta é uma tendência em ascensão, na qual as marcas estão a criar espaços de estilo de vida que refletem a sua identidade de forma visualmente apelativa, visando alcançar mercados e demografias mais abrangentes.

 

Trata-se de uma estratégia de investimento para proporcionar aos clientes uma nova experiência holística, que transpõe o mundo online para a realidade física. Os clientes entram para fazer compras e depois desfrutam de uma refeição ou bebida, criando uma abordagem estratégica de marketing eficaz ao vender algo ao consumidor que ele não sabia que precisava.

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