Preparem-se para mais um apagão global! 23 de março será o dia em que o planeta vai ficar numa enorme escuridão. Estamos todos desafiados a participar na Hora do Planeta, desligando as luzes nesse dia, entre as 20h30 as 21h30.

A iniciativa é promovida pela WWF e reconhecida pelo icónico desligar de luzes e de aparelhos eletrónicos não essenciais levado a cabo por milhões de pessoas como incentivo a agir por um planeta mais sustentável. Recorde-se que a Hora do Planeta é o maior evento mundial dedicado à consciencialização para a proteção do ambiente, decorrendo em mais de 190 países e territórios, o correspondente a 90% do mundo.

"O objectivo da Hora do Planeta é pôr as questões ambientais na agenda do poder local. Isto porque que as autarquias ao efetuarem ações colectivas, servem de exemplo, mobilizam e contaminam de forma positiva crianças e adultos para, em conjunto, se discutir e apresentar soluções e compromissos com futuro", afirma a directora-executiva da ANP/WWF, Ângela Morgado, através de um comunicado.


Em Portugal, autarquias são incentivadas a fazer parte da mudança. A ANP|WWF tem disponível um formulário para os municípios se inscreverem, tendo acesso direto a um kit de materiais digitais personalizáveis (cartaz, banner e até posts para redes sociais) para efeitos de promoção desta ação junto da comunidade. A par da divulgação, as autarquias podem ainda participar com o tradicional desligar de luzes de ruas, monumentos e edifícios públicos e/ou organizando atividades ambientais, como: caminhadas noturnas, observação de estrelas, passeios de bicicleta, workshops eco-friendly, jantares comunitários sustentáveis, entre outras.

Além das autarquias, os portugueses estão convidados para participar na ação, desligando as luzes das suas casas entre o período indicado (entre as 20h30 e as 21h30, hora local).

As empresas e organizações também podem contribuir de diferentes formas para a Hora do Planeta — inclusive com o financiamento de atividades —, sendo que todas as informações sobre modelos de participação podem ser consultadas no site criado especificamente para esta iniciativa.


A Hora do Planeta é um evento histórico da WWF, que surgiu a 31 de março de 2007, em Sidney, Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos como alerta sobre a perda da natureza devido às alterações climáticas e sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Portugal foi um dos países que logo se juntaram em 2008, tendo já desligado luzes de espaços como: Castelo de S. Jorge, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa), Convento de São Francisco (Açores), Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia), Estação de S. Bento, Ponte da Arrábida e Ponte do Freixo (Porto), Castelo de Beja, Castelo de Sesimbra e Farol da Nazaré, entre outros.

E este ano, dando nova vida ao movimento e missão de criar a Maior Hora pelo planeta, a ANP|WWF, a Câmara Municipal de Lisboa, a EPAL e as Águas do Tejo Atlântico juntaram-se para preparar o Arraial pelo Planeta 2024.

Portanto, motivos não faltam para aderir, pois pequenas ações podem causar grande impacto.

Etiquetas:

Comente este artigo