Numa primeira e inovadora parceria entre uma casa de moda de luxo italiana e uma empresa espacial comercial, a Prada apresenta a sua colaboração com a Axiom Space, líder do sector e arquitecta da primeira estação espacial comercial do mundo, para os fatos espaciais lunares da NASA para a missão Artemis III. Sendo a primeira aterragem lunar com tripulação desde a Apollo 17 em dezembro de 1972, esta missão Artemis, planeada para 2025, será também a primeira a colocar uma mulher na Lua.

A Prada está incumbida de desenhar e produzir os fatos espaciais lunares para a missão Artemis III. O fato espacial AxEMU fornecerá aos astronautas capacidades avançadas para a exploração espacial, ao mesmo tempo que oferece à NASA sistemas humanos desenvolvidos comercialmente, necessários para aceder, viver e trabalhar na Lua e à sua volta. Evoluindo o design dos fatos espaciais da Unidade de Mobilidade Extraveicular de Exploração (xEMU) da NASA, os fatos espaciais Axiom Space X Prada foram criados para proporcionar maior flexibilidade, maior proteção para resistir a um ambiente hostil e ferramentas especializadas para exploração e oportunidades científicas. Utilizando tecnologias e design inovadores, estes fatos espaciais permitirão uma maior exploração da superfície lunar do que antes.

Os engenheiros da Prada vão trabalhar em conjunto com a equipa da Axiom Space Systems durante todo o processo de concepção para desenvolver materiais e características de raiz que irão proteger os astronautas contra potenciais problemas ambientais enquanto estiverem no espaço e no ambiente lunar. Lorenzo Bertelli, Diretor de Marketing do Grupo Prada, afirma que as décadas de experimentação e know-how de design da Prada - "que começaram nos anos 90 com o desafio da Luna Rossa para a America's Cup" - serão agora aplicadas ao design dos fatos espaciais lunares da NASA para a era Artemis.

Até ao momento, a Prada e a Axiom Space afirmam que estes novos fatos espaciais são uma versão melhorada do vestuário da NASA que os astronautas utilizam para as viagens espaciais. Os mesmos serão concebidos para serem mais flexíveis, proporcionarem uma melhor proteção contra as duras condições do espaço e estarem equipados com ferramentas avançadas que permitem aos astronautas fazer experiências e explorar a Lua com facilidade.


Os novos fatos utilizam tecnologias e técnicas de conceção novas e avançadas para ajudar os astronautas a explorar a lua de forma mais eficaz, mas tanto a Prada como a Axiom Space ainda não definiram quais são tais características. Michael Suffredini, Diretor Executivo da Axiom Space, afirma que "os conhecimentos técnicos da Prada em termos de matérias-primas, técnicas de fabrico e conceitos de design inovadores trarão tecnologias avançadas que serão fundamentais para garantir não só o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também as tão necessárias considerações sobre os factores humanos, ausentes nos fatos espaciais".

De acordo com o Professor Jeffrey Hoffman, que voou em cinco missões da NASA e realizou quatro passeios espaciais, a manutenção de um bom ambiente térmico é, de facto, o mais importante. "Um fato espacial é como uma nave espacial em miniatura. Tem de fornecer pressão, oxigénio e manter uma temperatura razoável", defendeu.


A missão Artemis III, com design da Prada, seguir-se-á à Artemis II, que envolverá o voo de uma cápsula à volta da Lua no final de 2024 ou no início de 2025. Esta missão Artemis II terá a primeira mulher e o primeiro astronauta negro a serem destacados para uma missão lunar - Christina Kock e Victor Glover, respectivamente.

Etiquetas:

Comente este artigo