Recentemente, através da plataforma Lego Ideas, que transforma os conceitos enviados pelos seus utilizadores em potenciais conjuntos, dois projetos feitos por fãs espelham fielmente o design de um rádio e de uma câmara vintage.

O rádio Lego vintage reproduz qualquer música fazendo uso do smartphone e do respetivo assistente de voz. Mehdi Rustamov, conhecido como dimexart, traz uma recordação do passado ao empilhar peças de Lego e criar um rádio vintage que pode reproduzir qualquer música. O designer capta o aspeto retro de um rádio de antigamente, desde os botões de volume às teclas, todos funcionais. Este modelo de rádio vintageé composto por 1130 peças Lego e, no início, dimexart apenas tinha feito uma versão em objeto do rádio em estilo retro. Contudo, em janeiro de 2024, modificou a parte traseira de forma a abrir como um leitor de cassetes, permitindo que os utilizadores introduzam os seus smartphones e peçam aos seus assistentes de voz para reproduzir qualquer música, tornando o rádio vintage totalmente funcional.

Para além dos botões e teclados de volume que funcionam, Mehdi Rustamov passou o seu tempo a desenhar a grelha do altifalante frontal, que é uma das suas partes favoritas do rádio Lego vintage. Também criou sintonizadores de roda dentada dentro do rádio vintage para que, quando se rodasse as partes frontais, o ponteiro vermelho balançasse para a frente e para trás.


Já o conjunto de câmara instantânea Polaroid é feito de 516 peças, capturando igualmente a nostalgia... De facto, aqui a Lego volta a embarcar numa viagem nostálgica com um modelo de réplica em peças da icónica Polaroid OneStep SX-70, com riscas de arco-íris. Revelado na LEGO Ideas, este projeto inclui até o mecanismo de clique caraterístico. Apesar do seu aspeto e som autênticos, é importante notar que esta versão Lego não consegue captar imagens. No entanto, o processo de construção continua a ser muito interessante e agradável!


Acompanhada por três "fotografias" instantâneas, onde uma das ilustrações fotográficas apresenta um retrato do inventor da Polaroid, Edwin H. Land, esta câmara foi concebida para interação, onde os utilizadores podem escolher uma fotografia Polaroid, colocá-la na câmara e simular a respetiva ejeção premindo o botão vermelho do obturador.


Peças em braille da Lego acessíveis a crianças cegas e com deficiência visual



Apesar da genialidade de alguns, a Lego não deixou de avançar. E após o anúncio inicial dos seus Braille Bricks em 2019, a Lego colocou o kit disponível para compra pela primeira vez. O anúncio foi feito após uma resposta esmagadora e positiva de todo o mundo. Até agora, a Fundação LEGO tinha distribuído os kits gratuitamente, como parte de um programa piloto, a organizações especializadas na educação de crianças com deficiências visuais.


As peças foram especialmente concebidas para ajudar crianças e adultos cegos e com deficiência visual a aprender braille. Cada um dos 287 Lego Braille Bricks é moldado com tachas para representar uma letra ou número diferente no alfabeto braille. Estas peças especiais estão disponíveis em cinco cores - branco, amarelo, verde, vermelho e azul - e são totalmente compatíveis com os brinquedos Lego existentes.



O conjunto Lego Braille Bricks também inclui duas placas de base, enquanto a embalagem integra um relevo em braille. Para complementar a experiência de brincadeira e apoiar o desenvolvimento de competências pré-braille, o Grupo Lego oferece uma série de "iniciadores de jogo" de apoio em Lego.com, que guiarão os utilizadores na orientação, fixação e empilhamento das peças através de jogos como Pedra, Papel, Tesoura, nos quais podem participar jogadores com visão total e parcial.


Rasmus Løgstrup, Designer Principal do Grupo Lego para os Lego Braille Bricks comenta: “Quando as crianças brincam, aprendem competências vitais para toda a vida, por isso ficámos entusiasmados com a receção que os Lego Braille Bricks tiveram em ambientes educativos. Fomos inundados com milhares de pedidos para os tornar mais amplamente disponíveis, por isso sabíamos que tínhamos de o fazer acontecer!”



Durante o programa piloto original, os Lego Braille Bricks foram testados em línguas como o dinamarquês, norueguês, inglês, português, alemão, espanhol e francês - incluindo caracteres especiais. Para começar, o kit ficou disponível para venda a 1 de setembro de 2023 - as versões italiana, alemã e espanhola apenas foram incluídas no início de 2024. 


O Grupo LEGO também estabeleceu uma parceria com a aplicação móvel gratuita Be My Eyes. A popular aplicação liga pessoas cegas e com visão parcial a empresas para as ajudar nas tarefas diárias através de uma videochamada em direto. Como parte da parceria, os colegas do Serviço de Apoio ao Cliente da Lego prestam assistência visual confidencial e em direto através da aplicação, abrangendo apoio numa vasta gama de tópicos, desde o unboxing até ao apoio geral ao produto.



Mike Buckley, Presidente e Diretor Executivo da Be My Eyes, afirma: "O facto de o Grupo Lego estar a investir na inclusão é enorme, porque muitas pessoas da comunidade cega e com baixa visão já adoram e apreciam os produtos Lego. A Be My Eyes sente-se incrivelmente honrada com a parceria com o Grupo Lego para permitir e inspirar a criatividade de construtores cegos e com baixa visão em todo o mundo".

Etiquetas:

Comente este artigo