Localizado junto ao miradouro de São Pedro de Alcântara, o "La Fiorentina" abriu a sua primeira filial fora do Rio de Janeiro, na capital portuguesa. Tendo recentemente saído do Leme e aberto portas em Ipanema e Barra, o conceito de restauração italiana carioca chega agora a Lisboa, ficando situado numa área famosa pelos casarões do século XIX, bares animados e lojas exclusivas, bem próxima do Príncipe Real.

Fundado em 1957 na “cidade maravilhosa”, é conhecido sobretudo pelo seu ambiente boémio e alegre, sendo frequentado por algumas das maiores celebridades dos meios artísticos e intelectuais brasileiros. “Tal como no Rio, também aqui em Lisboa, a nossa especialidade vai ser a cozinha italiana de grande qualidade, mas a preços acessíveis”, partilhou o empresário Omar Peres, conhecido carinhosamente como “Catito”, aos convidados, numa inauguração que contou com dois dias. Antes de abrir ao público, Omar realizou dois eventos de inauguração, a 9 e 10 de abril: o primeiro, destinado a artistas e jornalistas portugueses; o segundo, no qual tive o prazer se ser incluído, para amigos portugueses e brasileiros residentes em Portugal.

O próximo espaço a ser aberto será em Madrid, em Espanha. Tal como no Rio e agora em Lisboa, todas as filiais do “La Fiorentina” vão ter as paredes cobertas por fotografias e autógrafos. Entre as imagens da filial portuguesa, podemos encontrar dispostas em molduras as de Tom Jobim, Jô Soares, Chico Anysio, Glauber Rocha e de muitos outros actores e músicos brasileiros facilmente reconhecíveis. Rita Hayworth, Brigitte Bardot e Jean Paul Belmondo figuram ao lado de Amália Rodrigues, Jorge Palma, Raul Solnado, Carminho, Ricardo Pereira, Margarida Vila Nova, Carlos Avilez, entre outros do panorama artístico nacional.

Além disso, o "La Fiorentina" lisboeta conta com 120 lugares e está aberto todos os dias a partir do meio-dia, com a cozinha sempre a trabalhar. Omar “Catito” Peres, que também adquiriu há 10 anos outro restaurante icónico do Rio de Janeiro, o Bar Lagoa, fundado há 90 anos, explica que o “La Fiorentina” alfacinha vai funcionar “até ao último cliente”. De facto, a filial de Lisboa funcionará “sem hora certa para fechar”, garantiu, considerando ainda que, mais do que um restaurante, o espaço pretende ser uma “referência cultural” de encontro e convívio a qualquer hora do dia ou da noite.


La Fiorentina
Rua São Pedro de Alcântara, 65, Lisboa
Horário: aberto todos os dias a partir do meio-dia, sem hora certa para fechar
Reservas: 966 367 028


Caruso retratou desta forma alguns dos muitos frequentadores conhecidos do restaurante carioca

Etiquetas:

Comente este artigo