Com uma nova formulação com 100 µg (4000 UI) de vitamina D3 dissolvidas em azeite extraído a frio, as pequenas cápsulas de gelatina mole da BioActivo Vitamina D Forte + contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário, nomeadamente dos ossos, dentes e músculo, uma vez que a vitamina D tem um papel importante no que respeita à absorção do cálcio.

Fabricado sob controlo farmacêutico, as 80 cápsulas do BioActivo Vitamina D Forte + são de tamanho reduzido o que faz com que sejam fáceis de engolir, contudo, podendo também ser mastigadas. Estudos científicos demonstraram que o BioActivo Vitamina D Forte + tem uma elevada absorção no organismo.

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, por isso é necessária a existência de gordura para a que a vitamina seja absorvida no intestino. Tal como outras vitaminas, a vitamina D é essencial para o nosso organismo. Existem vários tipos de vitamina D, porém as duas formas mais importantes são a vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). A vitamina D3 é a forma que é sintetizada na pele quando nos expomos a uma quantidade razoável de luz solar, ou um tipo similar de radiação UV.

A vitamina D derivada da luz solar é uma fonte de vitamina D eficaz, mas apenas é produzida quando o sol está elevado. Em grande parte da Europa, isso só acontece durante o período de Verão e, portanto, só nessa época do ano será possível produzir níveis suficientes da vitamina D. A vitamina D2 encontra-se disponível apenas na alimentação, sendo produzida por determinados fungos e plantas quando expostos à luz ultravioleta. Ambas as vitaminas D2 e D3 requerem uma activação no fígado e nos rins para se tornarem biologicamente activas.

A ciência acreditava que as duas formas de vitamina D eram igualmente eficazes no corpo, contudo, dependendo do método de medição utilizado, a vitamina D3 acaba por ser 56 a 87% mais eficaz do que a vitamina D2 quando se trata de aumentar os níveis sanguíneos de vitamina D. Além disso, estudos apontam que a vitamina D3 seja armazenada no tecido gordo 3x de forma mais eficaz do que a vitamina D2.


A vitamina D tem uma série de funções importantes no organismo. Por exemplo, a vitamina D:

- É importante para a divisão celular normal

- Ajuda a manter ossos e dentes saudáveis

- Contribui para a normal absorção e utilização do cálcio e do fósforo

- Desempenha um papel importante no sistema imunitário e função muscular

 

Quanto a boas fontes, a vitamina D dificilmente é encontrada em vegetais, surgindo de forma reduzida nos lacticínios e em maior quantidade em alguns animais. Algumas das melhores fontes são: óleo de peixe, fígado de bacalhau, ovos, fígado e manteiga.

 


A importância da vitamina D

 

Embora a vitamina D não seja das vitaminas mais populares, é uma das mais importantes. Auxilia o organismo na absorção e utilização do cálcio, sendo essencial para o desenvolvimento dos ossos e dentes. Estas propriedades da vitamina D ajudam a prevenir doenças decorrentes da carência de cálcio, como a osteoporose e o raquitismo, afetando principalmente crianças e resultando em pernas arqueadas e joelhos voltados para dentro. Além disso, a vitamina D indiretamente estimula as funções nervosas, protege contra a fraqueza muscular, promove contrações musculares normais e regula o ritmo cardíaco. Também fortalece o sistema imunitário ao estimular o timo a produzir células que eliminam bactérias, vírus e outros micróbios causadores de doenças.


Apesar da sua importância em vários aspectos, a vitamina D só foi descoberta recentemente. Na década de 1930, os cientistas isolaram a substância do óleo de fígado de bacalhau, posteriormente chamada vitamina D. Descobriu-se também que o desidrocolesterol, encontrado na pele, produzia uma substância semelhante quando irradiado com luz ultravioleta. Devido à capacidade do organismo de produzir vitamina D quando exposto à luz solar, ficou conhecida como a "vitamina do sol". Curiosamente, apesar de ser classificada como uma vitamina, a vitamina D atua como uma hormona. Depois de ser ingerida através de alimentos ou suplementos, ou produzida na pele pela exposição ao sol, a vitamina D é metabolizada no fígado e depois nos rins, onde se torna utilizável pelo organismo. O excesso de vitamina D é armazenado nas células adiposas.




Em países ensolarados como Portugal, a suplementação de vitamina D pode parecer desnecessária, mas durante o outono e o inverno, quando a exposição solar é mais limitada, e devido à falta de tempo para uma exposição solar regular, pode ser necessário tomar suplementos, como é o caso do BioActivo Vitamina D Forte + de que aqui falo. É sempre recomendado tomar suplementos vitamínicos com alimentos para aumentar a sua absorção, especialmente as vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, que devem ser consumidas com alimentos que contenham alguma gordurosa.



 

Etiquetas:

Comente este artigo