Conhecida no país vizinho como a Marta Ortega portuguesa, a
herdeira do império Amorim lançou recentemente a sua marca de roupa de luxo com
o seu nome, “Paula”, em Madrid.
A presidente da Galp foi até Espanha para apresentar a sua marca de moda epónima. Sendo uma das mulheres mais influentes de Portugal, com a marca "Paula" pretende afirmar-se como uma referência na cultura têxtil portuguesa, com peças bordadas e tricotadas à mão, e uma abundância de cor, situado entre o neo-hippy ou boho style.
Há um termo bem nosso, português, que encapsula a nossa identidade única, como se uma única palavra tivesse o poder de explicar o que significa pertencer a um lugar específico e transmitir a sua idiossincrasia e sentimento cultural: portugalidade. E essa é uma característica genuína que é adoptada no conceito de moda de Paula Amorim.
No que representa o primeiro passo na internacionalização, a marca “Paula” acaba de chegar ao El Corte Inglés, conquistando com o seu estilo distinto o guarda-roupa das mulheres apaixonadas por artesanato, cultura e tradição têxtil, que no contexto português estão mais na moda do que nunca. "O lançamento em Espanha é um passo natural, temos um estilo de vida e uma alegria semelhantes devido à proximidade geográfica. O conceito de lifestyle que proponho é exportável, além disso, em Portugal não temos uma marca com visibilidade na moda, os criativos locais não têm tido a oportunidade de crescer e desenvolver-se no estrangeiro, por isso vimos uma oportunidade de fazer algo diferente que reflita a cultura, a história e o artesanato português", afirma ao Expansión.
Hoje, ninguém duvida da qualidade da indústria têxtil portuguesa, mas a verdade é que a tendência é ver Portugal como um fornecedor externo. Amorim pretende agora inverter esta propensão, procurando ser a nova referência da portugalidade fora de fronteiras. Confessa que a sua marca epónima não nasceu da ambição de ter apenas mais um negócio. Pelo contrário, neste caso, e apesar da paixão empresarial ser importante, o gosto pela beleza é a verdadeira motivação. "Gosto de moda, de arte e da natureza. Venho do mundo da cortiça, por isso, para mim, tudo o que está relacionado com a beleza natural desperta o meu interesse. Também me interessa o lado artístico da moda", diz. Por isso, a empresária delegou toda a parte criativa a Ricardo Preto. "Ele estava nas Filipinas quando o contactei. Começámos a partilhar ideias, imagens e temas que nos interessavam a ambos. Descobrimos uma grande cumplicidade estilística e pusemo-nos a caminho. Sem dúvida, o segredo da Paula está no trabalho do Ricardo com os bordados, na mistura de cores e estampados", explica a empresária ao título espanhol.
Paula identifica-se com uma "estética pessoal eclética”. E o que é que a marca “Paula” oferece? Roupas sofisticadas, mas descontraídas, cheias de pormenores artesanais. A sua cliente procura materiais diferentes, couro bordado, tricotado à mão, cor.... Não é uma mulher que precise de reconhecimento, porque é segura de si mesma. E, no entanto, tal como ela, tem o instinto e a visão para reconhecer o saber-fazer por detrás de um pormenor.
Quando a gastronomia encontra a moda e a hotelaria
Resiliente e humilde apesar de todas as suas conquistas, Paula Amorim tem consciência dos sacrifícios que o sucesso na sua carreira exigiu na sua vida pessoal. O seu inconformismo e ambição levaram-na, juntamente com o marido, a embarcar na criação do conceito "Food meets Fashion meets Hospitality", uma ideia de negócio que combina restauração, projetos imobiliários, turismo e experiências gastronómicas através da marca JNcQUOI. Ambos não hesitam em aliar a isso uma dose extra de moda e decoração exclusivas através do espaço multimarca Fashion Clinic, e agora também com a marca "Paula".
O próximo passo será a abertura do primeiro hotel em Lisboa, prevista já para julho. Pensar fora da caixa e oferecer algo novo e diferente está incutido no seu ADN e é a base de todos os seus projetos. É pela sua coragem, herança e evolução que Paula Amorim tem uma semelhança razoável com a presidente da Inditex, Marta Ortega. Daí a comparação: ambas empresárias de sucesso, herdeiras de grandes senhores empresários e reservadas em relação à vida privada.
Por cá, a marca “Paula” está disponível exclusivamente na Fashion Clinic.