A capital portuguesa foi distinguida como o Melhor Destino Culinário da Europa nos World Culinary Awards, superando cidades como Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena. Este evento também reconheceu o Porto como a Melhor Cidade Culinária Emergente da Europa, e o restaurante Vila Joya foi consagrado como o Melhor Restaurante Fine Dining e de Hotel.

 

Embora se discuta bastante o estado atual da restauração em Lisboa, a verdade é que ainda se come muito bem por cá. A cidade oferece boas tascas de comida portuguesa, restaurantes de cozinha internacional de grande qualidade e conta com 17 restaurantes estrelados pelo guia Michelin, o que a levou a conquistar, pela primeira vez, o título de Melhor Destino Culinário da Europa. A distinção foi anunciada a 2 de outubro, durante a 5ª edição dos World Culinary Awards, cuja cerimónia decorreu no Dubai. Refira-se que, na edição anterior, a cidade de Paris havia sido galardoada com este título.

 

 

Descobrir novos sabores, experimentar a cozinha tradicional, explorar a gastronomia ou simplesmente degustar bons pratos são diferentes formas de experienciar um destino. E Lisboa, a cidade dos sabores, tem realmente muito a oferecer nesse sentido. A gastronomia lisboeta, influenciada pelos paladares de todo o país, baseia-se na dieta mediterrânica, rica em ingredientes, aromas e texturas únicas e cativantes. A oferta diversificada e de qualidade, reconhecida a nível internacional, foi um dos fatores decisivos para que Lisboa superasse outras capitais europeias na corrida a este título.

 

"A gastronomia é um dos pontos-chave na escolha de um destino turístico e há muito que Lisboa é reconhecida pela sua oferta diversificada e de qualidade", salienta em comunicado a Associação Turismo de Lisboa (ATL). "Desde os restaurantes típicos e locais com comida tradicional aos restaurantes de autor e de chefs com estrelas Michelin que reinterpretam os sabores clássicos, há uma vasta seleção que atrai visitantes de todos os cantos do mundo", acrescenta, referindo-se aos chefs que, nos últimos anos, trouxeram estrelas e prestígio à cidade. Entre eles, destacam-se Henrique Sá Pessoa, no Alma, e José Avillez, no Belcanto, ambos com duas estrelas Michelin.

 

 

Os World Culinary Awards, “irmãos” dos World Travel Awards, têm como objetivo celebrar a cultura gastronómica global e incentivar o turismo culinário. Estes prémios reconhecem as melhores práticas e inovações no sector, abrangendo diversas categorias, desde restaurantes e chefs a hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a gastronomia, com os vencedores a serem escolhidos através de votação pública.

 

Foi também uma noite de destaque para o Vila Joya, em Albufeira, liderado pelo chef Dieter Koschina, que detém duas estrelas Michelin. O restaurante foi eleito o Melhor Restaurante Fine Dining e o Melhor Restaurante de Hotel em Portugal. Já o Belcanto, de José Avillez, também com duas estrelas, foi reconhecido como o Melhor Restaurante de Portugal.

 


 

Etiquetas:

Comente este artigo