É verdade! No fim de semana passado, a minha amiga Cidália e eu fomos à terra de nascimento de Carmen Miranda: Marco de Canaveses. Que me recorde, nunca tinha ido a esta surpreendente cidade...

Carmen Miranda, o legado de uma estrela intemporal, que continua a brilhar. Um nome que ressoa para além do tempo, carregado de cor, ritmo e um sorriso inconfundível. No ano em que se celebram os 116 anos do seu nascimento, a sua figura continua a unir culturas e a inspirar gerações, lembrando-nos da força e do carisma desta artista sem igual.


Mais do que um ícone da música e do cinema, Carmen Miranda foi uma verdadeira embaixadora cultural. Com uma energia contagiante e um talento singular, conseguiu fazer a ponte entre o Brasil e Portugal, levando o calor das nossas raízes para os palcos mais grandiosos do mundo. A sua presença iluminava qualquer lugar e a sua arte transformava o simples em extraordinário.

 

 

Por isso, foi com grande emoção que, no dia 7 de fevereiro, em Marco de Canaveses, a minha amiga Cidália Marques fez a doação ao Museu Carmen Miranda de um vestido, um toucado e uns sapatos, criados a partir de um figurino que a própria Carmen usou num dos seus memoráveis filmes. Esta peça, feita especialmente para a Cidália aquando da comemoração dos seus 70 anos, tem um significado profundo: além de marcar esta sua etapa de vida, presta homenagem aos 70 anos da morte de Carmen Miranda, que se assinalam este ano, em agosto. Tudo carregado de muito simbolismo. E mais do que um simples traje, o que a Cidália doou é um tributo ao seu legado – uma lembrança da sua capacidade de transformar a moda e a arte numa extensão da sua personalidade vibrante. Sinto-me muito orgulhoso do gesto da Cidália.


Cidália Marques e Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses

A doação fez parte de um programa especial da Câmara Municipal de Marco de Canaveses para celebrar o 116.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda e o 1.º aniversário da reabertura do museu dedicado à artista ali nascida. A réplica do vestido usado por Carmen e doado por Cidália veio integrar a exposição temporária “Carmen. Olhares…”, composta por obras que homenageiam a "Pequena Notável", estando patente até 9 de março.

 

 

No dia seguinte, 8 de fevereiro, tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada ao museu, aprofundando ainda mais o contacto com a história e o impacto de Carmen no mundo da arte e da cultura. O Museu Carmen Miranda tem um papel fundamental na preservação da sua história, garantindo que a sua influência perdure no tempo. Por isso, este gesto da Cidália acaba por ser uma forma de contribuir para a continuidade dessa memória, de garantir que futuras gerações possam conhecer e inspirar-se na coragem, criatividade e na alegria que Carmen Miranda transmitia ao mundo.

 

 Eu, com Cristina Mendes, da Contance House, e Cidália Marques

Gostaria ainda de expressar um agradecimento especial à Constance House (Grupo A Casa 53), que nos recebeu com imensa hospitalidade durante a nossa estadia. Inspirada na arte de produzir vinhos (é possível fazer uma visita às vinhas onde o "vinho da casa" S. Caetano é produzido), a Constance House disponibiliza oito maravilhosos quartos, cuja decoração recorreu ao imaginário de forma a contar o ciclo da vida da videira. A Cidália e eu agradecemos o conforto e a simpatia que nos proporcionaram e que tornaram esta nossa experiência na região ainda mais memorável.

 


 

 

Etiquetas:

Comente este artigo